28/11/2018 11h40

Sedurb participa de visita técnica ao Canal Marinho

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) participou, na manhã desta quarta-feira (28), de uma visita técnica ao Canal Marinho, na Grande Cobilândia, em Vila Velha. O canal receberá um dique para amenizar os alagamentos que ocorrem na região nos períodos de fortes chuvas.

Estiveram presentes o secretário Marcelo de Oliveira, o presidente da Cesan, Amadeu Wetler, o secretário municipal de Obras de Vila Velha, Luiz Otavio Machado de Carvalho, o vice-prefeito de Vila Velha, Jorge Carreta, o vice-prefeito de Cariacica, Nilton Basilio Teixeira, técnicos da Sedurb e das prefeituras, líderes comunitários e moradores dos bairros próximos.

Os moradores reivindicaram a realização de obras emergenciais para a contenção dos alagamentos, e apontaram os locais com maior risco de inundação ao longo do canal e do Rio Marinho. Durante a visita foi acordada a criação de um grupo de trabalho com representantes das prefeituras, da Sedurb, da Cesan e da comunidade, para que seja feito um estudo técnico que aponte alternativas para minimizar o problema.

A previsão é que o grupo comece a se reunir já nesta quinta-feira (29), e que chegue a um diagnóstico dentro de, no máximo, dez dias. “Alguns dos pontos apontados pelos moradores já contam com projetos para intervenções. É importante esse esforço conjunto e a participação dos dois municípios, Vila Velha e Cariacica, pois são obras importantes para os moradores de ambas as cidades”, destacou o secretário Marcelo de Oliveira.

O secretário ressaltou que o projeto executivo do dique entre os canais Marinho e Marilândia está pronto,  e o recurso necessário, de R$ 4,2 milhões, já está garantido e empenhado pelo Governo do Estado. A obra será realizada pela Cesan. Hoje, o Canal Marinho, ao encher, transborda no Canal Marilândia, que, por não ter capacidade de escoar as águas recebidas, invade bairros localizados em sua margem, causando enchentes.

A barreira entre os canais terá 1.410 metros de extensão, com ponto de início na Rua Guaraná (Ponte Guaraná) e ponto final nas proximidades da Avenida Quinta (comportas do Canal Marilândia). A cota de topo do muro será de 2,60 metros. Isso representa uma elevação média de 60 centímetros a 1 metro em relação à cota atual.

Inicialmente, a intervenção, seria realizada com recursos provenientes da Caixa/FGTS, dentro do projeto de macrodrenagem da bacia do Canal Campo Grande/Marinho, que prevê investimentos da ordem de R$ 72 milhões. No entanto, atendendo ao pedido da Prefeitura de Vila Velha e da comunidade dos bairros afetados pelas inundações, o Estado vai utilizar recursos próprios, para agilizar o início das obras.

Da mesma forma, a Sedurb vai realizar, com recursos próprios no valor de R$ 500 mil, o estudo necessário para implantação de uma barragem no Canal Campo Grande, que vai regular a vazão da água no Canal Marinho. A previsão é que na próxima semana seja aberta a licitação.

Informações à imprensa:

Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano