06/08/2019 17h00 - Atualizado em 07/08/2019 10h42

Sedurb participa do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, e o subsecretário de Habitação e Gestão Integrada de Projetos, Carlos Guimarães, participaram, na segunda-feira (05), da reunião do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), realizada no Palácio do Buriti, em Brasília.

“Esse tipo de evento é de grande importância para os Estados, pois podemos trocar informações e experiências sobre planejamento urbano”, destacou o secretário Marcus Vicente.

O evento teve a participação de secretários de todos os Estados e foi aberto pelo vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto. O secretário Nacional de Habitação, Celso Matsuda, o presidente do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Igor Villas Boas e do presidente do FNSHDU, Flávio Amary.

Foram discutidos assuntos de grande importância para o desenvolvimento regional, como a possibilidade da descentralização da concessão de financiamentos com recursos do FGTS a outros agentes como Companhias de Habitação (Cohab) e Secretarias de Desenvolvimento. O secretário executivo de Habitação do Estado de São Paulo, Fernando Marangoni, apresentou também novas metodologias de solução para a Regularização Fundiária.

Quanto à política de Habitação do Governo Federal, o secretário Celso Matsuda esclareceu que no momento há problemas orçamentários em razão da redução de recursos do Orçamento Geral da União (OGU).

“O governo vem trabalhando para estruturar, inclusive financeiramente, os programas de acesso à moradia como melhoria de moradias, urbanização, lotes urbanizados, locação social e ações de modernização de modelos ultrapassados e inclusão da iniciativa privada através de PPP, a serem desenvolvidos em parceria com estados e municípios”, destacou. Matsuda afirmou ainda que para 2020 haverá novidades na área de Habitação, inclusive financeiras.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedurb