29/11/2018 16h52

Sedurb, prefeitura e moradores discutem soluções para alagamentos

A discussão sobre formas de minimizar os alagamentos na região da Grande Cobilândia, em Vila Velha, esteve na pauta da reunião realizada na Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), na tarde desta quinta-feira (29).

A reunião contou com a participação do secretário Marcelo de Oliveira, de técnicos da Sedurb, do secretário municipal de Obras de Vila Velha, Luiz Otavio Machado de Carvalho, de lideranças comunitárias e de representantes da Câmara de Vereadores do município. Nessa quarta-feira (28), a Sedurb participou de uma visita técnica ao Canal Marinho.

Os moradores da região reivindicam a realização de obras emergenciais para contenção das enchentes. “A proposta dessa união de esforços entre Estado, prefeituras e comunidade é avaliar a viabilidade técnica de intervenções a curto prazo para minimizar os impactos da chuva nesses bairros. As soluções a médio e a longo prazos já estão sendo implementadas pelo Governo do Estado, como o dique entre os canais Marinho e Marilândia”, explicou o secretário.

Marcelo de Oliveira ressaltou que o projeto executivo do dique está pronto, e o recurso necessário já está garantido e empenhado pelo Governo do Estado. A previsão é que o valor seja transferido para a Cesan – que irá realizar a obra – na próxima semana.

Hoje, o Canal Marinho, ao encher, transborda no Canal Marilândia, o que causa alagamentos. A barreira entre os canais terá 1.410 metros de extensão, com ponto de início na Rua Guaraná (Ponte Guaraná) e ponto final nas proximidades da Avenida Quinta (comportas do Canal Marilândia). A cota de topo do muro será de 2,60 metros. Isso representa uma elevação média de 60 centímetros a 1 metro em relação à cota atual.

Inicialmente, a intervenção seria realizada com recursos provenientes da Caixa/FGTS, dentro do projeto de macrodrenagem da bacia do Canal Campo Grande/Marinho, que prevê investimentos da ordem de R$ 72 milhões. No entanto, atendendo ao pedido da Prefeitura de Vila Velha e da comunidade dos bairros afetados pelas inundações, o Estado vai utilizar recursos próprios, para agilizar o início das obras. O investimento será de R$ 5,1 milhões.

Da mesma forma, a Sedurb vai realizar, com recursos próprios no valor de R$ 500 mil, o estudo necessário para a implantação de uma barragem no Canal Campo Grande, que vai regular a vazão da água no Canal Marinho. A previsão é de que na próxima semana seja aberta a licitação para a contratação do estudo.

Informações à imprensa:

Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano