18/10/2018 09h59 - Atualizado em 18/10/2018 10h04

Viana vai receber R$ 11,3 milhões para reforma de praça e pavimentação de ruas

Foto: Leonardo Duarte/Secom

Os moradores de Viana vão poder desfrutar de um espaço de convivência totalmente remodelado: a praça de Marcílio de Noronha, no bairro de mesmo nome,  vai ser reformada e receberá novo piso, paisagismo e equipamentos de lazer.  O recurso para a realização da obra, no valor de R$ 705.474,92, será repassado pelo Governo do Estado ao município por meio de convênio firmado nesta quarta-feira (17), através da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Além da reforma da praça, o município receberá recursos para obras de drenagem e pavimentação em quase 5 km de vias nos bairros Nova Bethânia e Arlindo Villaschi, por meio de outros dois convênios, também celebrados nesta quarta-feira.  O investimento total, previsto nos três convênios, é de R$ 11.354.941,32, que serão repassados integralmente à prefeitura a partir de 1º de novembro, com o fim do período eleitoral. Com isso, os moradores do município têm a segurança de que as obras não irão parar por falta de recursos.

Durante a solenidade o governador Paulo Hartung também assinou a ordem de serviço para início das obras de pavimentação e drenagem das ruas Pernambuco e Antulhos, no bairro Arlindo Villaschi, um investimento de mais de R$ 2 milhões que também é fruto de convênio celebrado este ano entre o município e a Sedurb. O governador afirmou que a ordem de serviço e os convênios foram viabilizados porque o Governo do Estado está com as contas organizadas e o pagamento de fornecedores e servidores em dia. “Lá atrás, entre o certo e a demagogia, fizemos o que deveria ser feito. Arrumamos a casa. Estamos com as contas em dia. Somos um ponto fora da curva na realidade do País”, afirmou o governador.

As obras

Com a reforma, o espaço de lazer da praça de Marcílio de Noronha será integrado ao novo prédio do Centro Multiuso,  que está em construção no local.  Com área aproximada de 6.619,93 metros quadrados, a praça é um importante espaço de convivência para os moradores da região. Na Rua Espírito Santo, ao lado da praça, ocorre toda quarta-feira uma feira livre e, nas proximidades, está localizada a Igreja Católica da Imaculada Nossa Senhora Auxiliadora.

No bairro Arlindo Villaschi será realizada a drenagem e pavimentação da Avenida Espírito Santo.  Em Nova Bethânia, serão beneficiadas as ruas Barão de Mesquita, Senador Vergueiro, Paquetá, Bueno Aires e trecho da Duque de Caxias. Além de melhorar a mobilidade urbana, a pavimentação vai impactar positivamente a qualidade de vida da comunidade do entorno das vias.  A obra é uma reivindicação antiga dos moradores.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo de Oliveira, ressaltou que fazer o repasse integral é garantir que os recursos estarão disponíveis para que a prefeitura possa realizar obras que mudem a vida da população. "Mesmo diante da crise, o Governo do Estado trabalhou com seriedade e gestão eficiente para manter as contas em dia e poder firmar convênios como este. A política é para melhorar a qualidade de vida da população", disse o secretário.

Infraestrutura urbana, qualidade de vida, turismo e sustentabilidade são alguns dos benefícios prestados por meio desta parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras. Somente em 2018, 31 municípios foram contemplados com recursos para realizar ações necessárias em suas localidades, em um investimento total de R$ 65,2 milhões.

Informações à imprensa:

Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano