04/12/2017 14h22

Vila Velha ganhará estação de bombeamento no Canal Bigossi

O projeto de construção da quarta estação de bombeamento das águas pluviais de Vila Velha avançou nesta sexta-feira (1°), com a publicação do Decreto n. 1812-S,  que desapropria a área onde será construída a nova estação. O investimento da obra será de aproximadamente R$ 40 milhões.

A nova estação ocupará uma área de 2500 m², entre a Rua Europa e a Av. Carioca, atrás do Terminal do Transcol de Vila Velha. O conceito é de reservatório de amortecimento e de estação de bombeamento, pois, além de bombear, vai amortecer as precipitações dos bairros Boa Vista, Jaburuna e Soteco.

O local será equipado com oito bombas de 1,2 m3/s cada, totalizando 9,6 m3/s a capacidade da estação. Já o poço equalizador ocupará uma área de 1650 m² com profundidade de 8 metros e amortecerá doze milhões de litros de água de chuva, o que equivale a 400 caminhões pipa de 30 mil litros cada.

“A estação de bombeamento do Canal Bigossi será a primeira construída pelo Estado em Vila Velha, e é mais uma grande conquista para a cidade. Vai se somar às três já existentes (Canal Guaranhuns, Canal da Costa e Sítio Batalha - construídas pela Prefeitura Municipal) e beneficiará cerca de 60 mil pessoas”, enfatizou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e regularização Fundiária, Rodney Miranda.

Assessoria de Comunicação – Sedurb

Mirela Marcarini