08/10/2018 12h18 - Atualizado em 08/10/2018 15h10

Projeto pioneiro no Estado começa a ser implantado em Santa Teresa

As obras para passagem subterrânea de toda a fiação da Rua de Lazer,  em Santa Teresa, começam nos próximos dias. Em um projeto pioneiro no Espírito Santo, a rede de distribuição de energia, telefonia, televisão e internet  será totalmente enterrada, por meio de tubulações que passarão por debaixo da via, liberando a visão dos cerca de 70 imóveis do local, muitos deles charmosos casarios da época da imigração italiana.

No final do mês de setembro o Governo do Estado firmou contrato com a empresa EDP para a execução da obra, em um investimento de R$ 1.745.081,07.  Além de valorizar o patrimônio histórico e cultural do Espírito Santo e incrementar o turismo no município que é o berço da colonização italiana no Brasil,  o enterramento da fiação vai garantir a melhoria na qualidade dos serviços, já que evitará interrupções no fornecimento causadas por fatores externos, como chuva, ventos fortes ou quedas de árvores. Outro ganho é o aumento da segurança, ao evitar acidentes com a rede elétrica.

A previsão é que a obra seja executada em 12 meses. Durante a solenidade para assinatura do contrato, realizada no último dia 25 em Santa Teresa, o governador Paulo Hartung ressaltou que a ação é importante para melhorar a qualidade de vida dos moradores e fortalecer a região como polo de turismo no Estado. “As cidades desenvolvidas no mundo conseguiram retirar a fiação dos centros urbanos. Isso traz uma beleza extraordinária e faz um resgate histórico. Vamos testar uma ação que seguramente será levada para outros municípios. Aqui vamos aprender juntos e isso tem um aspecto positivo para todo o Espírito Santo. Teremos um transtorno momentâneo durante as obras, porém com benefícios garantidos após a conclusão”, destacou.

A rua, que aos finais de semana e feriados é fechada para a passagem de veículos, é uma das maiores atrações turísticas da cidade, concentrando mais de 20 bares e restaurantes.  "Estamos dando um passo muito importante em Santa Teresa. É o primeiro modelo do Espírito Santo, onde essa Rua de Lazer, tão frequentada – não só por moradores, mas por capixabas e pessoas de todo o Brasil – vai poder receber a primeira rede de energia elétrica subterrânea, mostrando a beleza que essas casas e a região já têm", ressaltou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo de Oliveira.

Para comerciantes e moradores, a obra vem em boa hora. “Var ser um marco para a cidade. A Rua de Lazer já tem seu charme, devido ao estilo único das construções, e vai ganhar ainda mais destaque”, diz o comerciante Thiago Roldi, dono do Bar Elite, o mais antigo do local, em funcionamento há 91 anos.

Já a vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas da cidade, Graziela Coser Tessarolo, ressalta a importância das calçadas acessíveis, previstas também no projeto de revitalização da via. “Somos uma cidade turística, então, um projeto como esse é muito bem-vindo. Vai ficar lindo”, diz.

Revitalização

O contrato com a EDP está previsto no Termo de Cooperação firmado entre o Estado e a Prefeitura de Santa Teresa para revitalização da Rua de Lazer.  Além do enterramento  dos fios aéreos, a via, que tem uma extensão de 500 metros, vai receber nova iluminação, paisagismo e calçadas acessíveis. Estas obras de reurbanização serão realizadas pelo município, e devem acontecer em paralelo à retirada dos fios, que será feita pela EDP.

O engenheiro responsável pela obra, Pedro Jayme Junior, estima que o investimento do município fique em torno de R$ 500 mil. A ideia da prefeitura é acabar com o desnível entre calçada e rua, facilitando a acessibilidade. Além disso, a obra será realizada em etapas, para não prejudicar o trânsito e o comércio local.

Informações à imprensa:

Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano