11/09/2009 13h50 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Ações de Governo viabilizam benefícios em Ibiraçu

No dia em que o município de Ibiraçu comemora 118 anos de emancipação política, o Governo do Estado, por meio das secretarias de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), participaram da solenidade em parceria com a Prefeitura, autorizando a realização de obras de melhorias urbanas e com a assinatura de convênio para aquisição de equipamentos.

O evento, que aconteceu nesta sexta-feira (11), contou com a presença do subsecretário de Saneamento e Habitação, Eduardo Loureiro Calhau e do gerente de Infraestrutura, Obras e Serviços Rurais, Anselmo Vargas Motta, além da prefeita Naciene Modenesi Vicente.

O convênio celebrado entre a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Prefeitura visa à reconstrução de ponte entre as ruas Uirapuru e Martins Pescadores, incluindo a construção de muro de contenção de cabeceira, com altura média de 6,5 metros e extensão de 54 metros. Também será feito um reforço estrutural no muro existente, incluindo fundações.

De acordo com a engenheira civil da Sedurb, Maria Luiza Hortélio, “com a reconstrução da ponte e muro de arrimo, estima-se que mais de 15 mil pessoas serão beneficiadas, considerando que a ponte é localizada no centro da cidade e serve de acesso para outros municípios como João Neiva, Aracruz, Linhares, Fundão e Serra”.

O subsecretário de Saneamento e Habitação, Eduardo Loureiro Calhau, destacou os benefícios gerados a partir da celebração de convênios com os municípios. “Desde a criação da Sedurb, o Governo Estadual já investiu aproximadamente R$ 113 milhões em obras de melhorias urbanas e habitação que trazem grandes benefícios para as cidades e melhora significativamente a qualidade de vida da população capixaba, que é o grande foco do nosso governo”, ressaltou.

“Hoje o município está autorizando o início de obras que refletirão na vida de milhares de pessoas, já que será reconstruída uma ponte localizada no centro da cidade e que dá acesso a vários municípios da região, além do muro. É uma intervenção que também proporcionará mais segurança à população”, concluiu o subsecretário.

Durante a solenidade, a Seag assinou com a Prefeitura um convênio para aquisição de um caminhão basculante e uma pá carregadeira. O convênio visa a atender ao pedido do decreto de situação de emergência, já que o município foi atingido pelas fortes chuvas no final do ano passado. Para essa ação, serão investidos R$ 510 mil, por meio do Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos – 2009.

Estiveram presentes o secretário de Estado de Turismo, Marcus Antônio Vicente, o deputado estadual Marcelo Coelho, os prefeitos de Santa Teresa, João Neiva e Fundão, Gilson Amaro, Luiz Carlos Peruchi e Fernando Moraes, respectivamente, o vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavagleiri, além de autoridades locais.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva