13/02/2009 12h35 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Ações e investimentos no setor de saneamento são apresentados ao prefeito da Serra nesta quinta (12)

Na tarde desta quinta-feira (12), o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, apresentou as ações e investimentos do Programa Águas Limpas ao prefeito do município de Serra, Sérgio Vidigal. A reunião aconteceu na Sedurb, no Palácio Fonte Grande, em Vitória.

O prefeito, acompanhado dos secretários municipais de Obras e de Projetos Especiais, Ezequiel Antônio Dadalto e Marcos Vinicius Rego, respectivamente, e do diretor de Obras, Sérgio Peterle, conheceu todas as obras já concluídas pela Cesan, por meio do Águas Limpas, entre os anos de 2003 e 2008, além das que estão em execução.

O secretário Paulo Ruy lembrou o processo de reestruturação da Cesan, iniciado em 2003, na primeira gestão do governador Paulo Hartung e a prioridade dada ao saneamento desde então. “Além do investimento em água e esgotamento sanitário, de mais de R$ 1 bilhão nos 52 municípios onde a Cesan atua, também foram sancionadas as Leis que estabelece as Diretrizes e a Política Estadual de Saneamento Básico e a que cria a Agência Reguladora (ARSI), uma novidade importante, que irá ampliar a qualidade da gestão e das ações no setor de saneamento”, destacou Carnelli.

O total de investimentos no município de Serra, no período entre 2003 e 2011, soma R$ 135, 1 milhões, sendo que só em esgotamento sanitário esse valor é de R$ 85,5 milhões. “O Programa Águas Limpas investiu, até o ano passado, mais de R$ 460 milhões nos municípios onde a Cesan atende. Na Serra, esse valor foi de mais de R$ 25 milhões em água e esgotamento sanitário, no mesmo período. Além disso, o município já tem garantido um investimento de quase R$ 110 milhões, em obras contratadas, até 2010”, explicou o secretário.

Participaram também da reunião o presidente da Cesan, Ricardo Goldschimidt, além dos diretores da Companhia, Carlos Fernando Martinelli, Celso Luiz Caus, Carlos Eduardo Fernandes Saleme e José Carlos Dalbem.

Obras em andamento na Serra

Estão em andamento as obras de ampliação do Sistema de Reservação de Água do Centro da Serra; dos Sistemas de Abastecimento de Água de Praia Grande (Fundão) e Nova Almeida, e de Laranjeiras e adjacências. Em esgotamento sanitário estão sendo realizadas a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Manguinhos e de Nova Almeida / Praia Grande; a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Civit II; a implantação do SES de Serra Sede, Roncador, Santo Antônio, Cascata e São Marcos; além da ampliação do SES de Jardim Limoeiro, Jardim Tropical e Serra Sede.

Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135