09/06/2007 07h59 - Atualizado em 18/08/2015 10h45

Anchieta recebe comitiva do Governo e é simbolicamente a sede do Estado neste sábado (09)

O vice-governador recebeu o título de cidadão anchietense das mãos do prefeito Edival Petri.

No dia em que Anchieta recebe a transferência simbólica da sede do Governo do Estado, data que completa os 410 anos de falecimento do padre José de Anchieta, uma comitiva do Governo do Estado esteve no município, liderada pelo vice-governador, Ricardo Ferraço, que, na ocasião, representou o governador Paulo Hartung. A transferência da sede do Governo é realizada numa reverência à obra do padre José de Anchieta

Às 8 horas o vice-governador, acompanhado do prefeito, Edival Petri, dos secretários de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Rodrigo Chamoun, e Educação (Sedu), Haroldo Corrêa Rocha, e demais lideranças, visitaram a Estação de Tratamento de Esgotamento Sanitário, na comunidade de Nova Jerusalém, que irá atender a mais de 10 mil pessoas. Estão sendo investidos na primeira etapa R$ 3,5 milhões e a previsão de término é para o final de agosto. A primeira etapa vai contemplar 5 mil pessoas.

De lá seguiram para o bairro Nova Esperança, onde realizaram a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental de uma escola estadual de ensino médio e fundamental, que irá atender 1.800 crianças e jovens da região. O Governo do Estado está investindo R$ 3 milhões e a conclusão está prevista para daqui a um ano. Serão 16 salas, laboratórios e quadra poliesportiva.

De acordo com o secretário Haroldo Corrêa Rocha, o Governo está desenvolvendo o maior programa de obras da história da educação pública do Espírito Santo. “Mas a maior obra é garantir educação de qualidade para todas as crianças e jovens do Estado”, destacou o secretário.

Em seguida, a comitiva se dirigiu para a área de eventos, onde acompanhou uma apresentação da banda dos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Grupo de Fanfarra do município. Na ocasião também foi lido o decreto do governador Paulo Hartung transferindo simbolicamente a sede do Governo do Estado para o município de Anchieta.

Em sua fala o vice-governador destacou os investimentos que o Estado vem fazendo no município em parceria com a Prefeitura e ressaltou também a necessidade de toda a sociedade de Anchieta estar atenta para o grande desenvolvimento que está por vir na região em função da chegada do petróleo e gás e dos investimentos em mineração. “O desenvolvimento precisa ser ordenado e sustentável, gerando qualidade de vida para as famílias.”

Ricardo Ferraço finalizou dizendo que o município de Anchieta tem contribuído muito com o desenvolvimento do Espírito Santo.

O prefeito Edival Petri destacou também as parcerias consolidadas e fortes que vêm sendo mantidas com o Governo do Estado e citou a estação de tratamento, a escola estadual, a reforma do Mercado de Peixe a construção de um ginásio poliesportivo e os investimentos em telefonia rural.

Após sua fala, o prefeito entregou ao vice-governador o titulo de cidadão anchietense, iniciativa aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores do município.

Veja imagens da visita
Crédito Thiago Guimarães / Secom

História de Anchieta

A cidade de Anchieta tem sua origem ligada à aldeia de Iriritiba, também chamada Reritiba, que em Tupi teria significado semelhante a muitos coqueiros e conchas. A aldeia foi fundada pelo Padre José de Anchieta em 1561, mas transferiu-se definitivamente para Reritiba em 1587 e faleceu em 09 de junho de 1597. Nesse período produziu grande parte de sua obra literária e dramática, o que faz de Anchieta um dos berços dessas artes no Brasil.

Com a expulsão da Companhia de Jesus das terras portuguesas em 1759, a aldeia de Reritiba recebeu o foro de vila com o nome de Vila Nova de Benevente. Logo após a partida dos jesuítas a vila passou por um grande período de decadência devido a um processo de desocupação da região por grande maioria dos nativos.

A vila tomou novamente impulso em sua economia a partir da chegada, pelo porto de Benevente, de milhares de colonos italianos entre os anos de 1874 e 1895. Do termo de Benevente surgiram: Alfredo Chaves, Piúma e Iconha.

Características regionais

O município de Anchieta é dividido em dois distritos além da sede: Jabaquara e Alto Pongal. Possui também cerca de 40 comunidades espalhadas por seu território, em que as diferenças de clima, paisagem e relevo permitiram que várias formas de manifestações culturais surgissem ou fossem preservadas.

Fonte: Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Anchieta

Arthur Wernersbach Neves