10/09/2013 12h17 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Anchieta recebe oficina temática para discutir Plano de Mobilidade Urbana Sustentável

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano realiza nesta sexta-feira (13) e neste sábado (14) oficinas temáticas no município de Anchieta, com a finalidade de discutir, tirar dúvidas e ouvir opiniões e demandas da população sobre Plano de Mobilidade Urbana Sustentável na região.

As oficinas serão realizadas no auditório da Secretaria de Agricultura do município e têm como objetivo mobilizar atores locais, oferecer capacitação no tema de mobilidade e dar início ao processo participativo de planejamento, realizando a identificação de problemas relacionados à mobilidade urbana sustentável na região.

Participarão das oficinas representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da SEDURB, associações, sindicatos e Prefeitura Municipal previamente inscritos. Os participantes deverão confirmar a presença até esta terça-feira (10), por meio do endereço eletrônico: milena.paraiso@sedurb.es.gov.br ou pelo telefone: (27) 3636-5029.

Solenidade

Para dar inicio às atividades no município, será realizada na próxima quinta-feira (12) a solenidade de lançamento oficial do Plano de Modalidade Urbana Sustentável de Anchieta. O plano tem como objetivo contribuir para a melhoria do deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano de forma segura, confortável, em tempos aceitáveis, custos acessíveis, eficiência energética e impactos ambientais reduzidos, utilizando todo o sistema de mobilidade urbana.

A cerimônia, que será realizada no auditório da Prefeitura do município, às 19 horas, contará com a presença do subsecretário de Saneamento e Habitação, Eduardo Calhau, do prefeito do município, Marcos Vinicius Doelinger, e demais autoridades.

A ação, que conta com investimento de R$ 6,7 milhões, irá beneficiar seis municípios capixabas: Guarapari, Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Aracruz, Linhares e Colatina.

Entrevistas

Além das oficinas, o ‘PlanMob’ também realizará entrevistas com pessoas dos diferentes municípios para levantar dados relativos às sinalizações das principais vias que integram o sistema viário da região, avaliação do transporte público coletivo, veículos não motorizados, pesquisa de origem e destino, dentre outras.
As entrevistas serão utilizadas como instrumento na realização do planejamento municipal de transportes, por representarem uma fonte de dados para o conhecimento da natureza dos deslocamentos da população no espaço urbano. Os municípios de Guarapari e Colatina já deram início a esta etapa.
O objetivo é coletar e analisar informações sobre o padrão de mobilidade na cidade onde o plano atua, o que fornece subsídios para a elaboração do mesmo.

Serviço:

Evento: Oficinas temáticas para discutir os Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PlanMob)
Data: 13 e 14 de setembro
Horário: De 8 h às 18 horas