08/06/2007 12h42 - Atualizado em 18/08/2015 10h45

Anchieta será a sede simbólica do Estado neste sábado (09)

O município de Anchieta lembra neste sábado, 9 de junho, 410 anos do falecimento do Padre José de Anchieta, ocasião em que a sede do Governo do Estado é transferida para o município. O evento será realizado na área de eventos da cidade e contará com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, que representará o governador Paulo Hartung.

O vice-governador, acompanhado do secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Rodrigo Chamoun, chega a Anchieta às 9 horas, e segue acompanhado do prefeito Edival Petri e demais autoridades para uma visita às obras da Estação de Tratamento de Esgotamento Sanitário, na comunidade de Nova Jerusalém. De lá, seguem o lançamento da Pedra Fundamental da Escola Irmã Terezinha Godoy de Almeida, em Nova Esperança.

Em seguida, a comitiva vai para a área de eventos, onde irá acompanhar uma apresentação da banda dos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e do Grupo de Fanfarra do município.

Após as apresentações o vice-governador Ricardo Ferraço faz a leitura do decreto que transfere, simbolicamente, a sede do Governo do Estado para o município de Anchieta, assinado pelo governador Paulo Hartung. A cerimônia tem encerramento previsto para as 11 horas.

História de Anchieta

A cidade de Anchieta tem sua origem ligada à aldeia de Iriritiba, também chamada Reritiba, que em Tupi teria significado semelhante a muitos coqueiros e conchas. A aldeia foi fundada pelo Padre José de Anchieta em 1561, mas transferiu-se definitivamente para Reritiba em 1587 e faleceu em 09 de junho de 1597. Nesse período produziu grande parte de sua obra literária e dramática, o que faz de Anchieta um dos berços dessas artes no Brasil.

Com a expulsão da Companhia de Jesus das terras portuguesas em 1759, a aldeia de Reritiba recebeu o foro de vila com o nome de Vila Nova de Benevente. Logo após a partida dos jesuítas a vila passou por um grande período de decadência devido a um processo de desocupação da região por grande maioria dos nativos.

A vila tomou novamente impulso em sua economia a partir da chegada, pelo porto de Benevente, de milhares de colonos italianos entre os anos de 1874 e 1895. Do termo de Benevente surgiram: Alfredo Chaves, Piúma e Iconha.

Características regionais

O município de Anchieta é dividido em dois distritos além da sede: Jabaquara e Alto Pongal. Possui também cerca de 40 comunidades espalhadas por seu território, em que as diferenças de clima, paisagem e relevo permitiram que várias formas de manifestações culturais surgissem ou fossem preservadas.

Fonte: Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Anchieta

9h – Chegada do vice-governador e do secretário de Estado.
9h10 – Visita a Estação de Tratamento de Esgotamento Sanitário, em Nova Jerusalém.
9h30 – Lançamento da pedra fundamental da Escola Irmã Terezinha Godoy de Almeida, na comunidade de Nova Esperança.
10h – Chegada à área de eventos e apresentação dos alunos do PETI e da fanfarra do município. Transferência simbólica da Capital do Espírito Santo de Vitória para Anchieta.
11h – Encerramento.

Informações adicionais: