29/06/2007 10h03 - Atualizado em 18/08/2015 10h45

Assinados convênios de R$ 7,5 milhões em Cachoeiro de Itapemirim

Enquanto os alunos da escola passavam em frente ao palanque oficial no desfile cívico militar, o governador Paulo Hartung e o secretário de Educação, Haroldo Corrêa Rocha e a diretora do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes), Marilza Barboza, assinaram a ordem de serviço para o início das obras de reforma e ampliação do mais tradicional estabelecimento de ensino de Cachoeiro de Itapemirim: o Colégio Estadual Liceu Muniz Freire, fundado em 1936. A solenidade acontece no bairro Guandu, na linha vermelha, próximo à antiga estação ferroviária da cidade, quando foram assinados convênios que totalizam investimentos de R$ 7,5 milhões pelo Governo do Estado no município.

O governador Paulo Hartung, antes do início da solenidade, conversou com os jornalistas locais, e falou da alegria de poder participar de mais uma festa de aniversário da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, “uma cidade importante não apenas para a Região Sul,mas para todo o Estado”.

Hartung disse ainda que “mais uma vez estamos prestigiando esse importante momento de Cachoeiro de Itapemirim, onde o Governo do Estado está presente com várias obras. Hoje estamos celebrando novos convênios. E, o mais importante, estamos autorizando o início das obras de restauro do Liceu Muniz Freire. Vamos devolver ao povo de Cachoeiro esse patrimônio cultural totalmente restaurado”.

Também nesta sexta (29), o Governo assinou convênios viabilizando recursos da ordem de R$ 3.051.875,35 para a Prefeitura de Cachoeiro, para investimentos na recuperação asfáltica e construção de sistemas de drenagem em 152 ruas, avenidas e rodovias.

De acordo com o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Chamoun, essas obras de recuperação de várias vias públicas de um dos municípios mais importantes do Estado “objetivam a melhoria da mobilidade urbana e da qualidade de vida do povo cachoeirense”. Ele ressalta que mantém uma ligação muito forte com Cachoeiro. “Quando minha família veio do Líbano, foi Cachoeiro o local escolhido para se instalar”, destacou.

Outro convênio, também assinado nesta sexta (29), prevê a construção de cinco pontes na zona rural do município com valor de R$ 1.052.382,70. O total investido no município é de R$ 7,5 milhões. As ações fazem parte das comemorações do aniversário de 140 anos de emancipação política de Cachoeiro.

Participam da solenidade em Cachoeiro, além do governador, secretários de Estado e municipais, deputados federais e estaduais,vereadores e o prefeito da cidade, Roberto Valadão, além da população local.

Durante seu discurso, o secretário de Educação, Haroldo Corrêa destacou a importância da obra, que irá contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da escola, uma das mais tradicionais do Espírito Santo.

A ex-aluna do colégio, Valéria Cristina Araújo Lage Jordão, que estudou no Liceu entre 1976 e 1978, está satisfeita com as obras. Ela disse que naquela época, participava de várias modalidades esportivas e torneios municipais. Hoje, Valéria Cristina aguarda com muita ansiedade a conclusão das obras para retornar as práticas esportivas na unidade. “Após a reforma, eu e mais oito amigas, todas ex-alunas do Liceu, assim como eu, vamos realizar um torneio na escola, para resgatar a prática de esportes”, disse ela.

A obra, que tem valor estimado em R$ 3,4 milhões, está prevista para durar 540 dias. O prédio principal da escola, com 2.957,00 m² de área, terá suas características originais restauradas e será adaptado ao atual padrão arquitetônico da Secretaria Estadual da Educação (Sedu), atendendo, também, às exigências para as pessoas com dificuldade de locomoção, inclusive com a instalação de plataforma elevatória. O prédio principal terá 16 salas de aula, uma sala de uso múltiplo, biblioteca, sala de vídeo, auditório com mezanino e demais dependências para administração.

Será construído um novo prédio anexo, com 1.923,00 m² de área, que abrigará a parte de cozinha, refeitório, pátio coberto e área administrativa, no térreo. O segundo pavimento terá oito salas de aula, uma de vídeo e dois laboratórios de informática.

A escola terá duas quadras poliesportivas descobertas, um ginásio de esportes para 600 pessoas com palco e vestiários. A piscina existente será demolida e substituída por outra, semi-olímpica, com arquibancadas e vestiários.

Durante a realização da obra, serão gerados mais de 100 empregos diretos. A orientação do Iopes é para que a mão-de-obra seja contratada no próprio município.

Depois do desfile , o governador Paulo Hartung, e o vice, Ricardo Ferraço, seguiram para o cerimonial Belas Artes, onde receberam a Medalha do Mérito Legislativo, maior honraria concedida pela Câmara.

Assessoria de Imprensa do Governo
Daniel Simões