07/02/2014 08h32 - Atualizado em 18/08/2015 14h11

Aviso de Pauta: Governo apresenta ações de reconstrução do ES

O Governo do Estado reúne os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do ES (CODES) na tarde desta sexta-feira (7), às 16h, no Palácio Anchieta, para apresentar as ações e resultados do Plano de Reconstrução do ES, lançado em janeiro de 2014, após as fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo em dezembro de 2013.

O CODES é composto por secretários de Estado, deputados estaduais e federais, senadores, por membros do Conselho do Trabalho, de entidades empresariais, da federação das Associações de moradores e movimentos populares, igrejas, universidades, Ifes, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Associação dos Municípios, Dnit, Infraero, Codesa, prefeitos municipais, dentre outros.

Chuvas e destruição

As fortes chuvas de dezembro de 2013 afetaram um total de 60 mil pessoas no Espírito Santo, conforme levantamento da Defesa Civil Estadual. São 24 o número de vítimas fatais confirmadas: 03 em Baixo Guandu, 04 em Barra de São Francisco, 08 em Colatina, 01 em Domingos Martins, 06 em Itaguaçu, 01 em Nova Venécia e 01 em Pancas.

O governo decretou Situação de Emergência em todas as áreas afetadas por desastres decorrentes das últimas chuvas.

Infraestrutura

Diversas regiões capixabas têm sido beneficiadas com o envio de máquinas e equipamentos,por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Ao todo 22 cidades já foram atendidas.

Até o momento foram disponibilizados 163 máquinas e equipamentos, entre caminhão basculante, pá carregadeira e retro escavadeira, beneficiando os municípios de Barra de São Francisco, Rio Bananal, Colatina, Linhares, São Domingos do Norte, Água Doce do Norte, Piúma, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Ibatiba, Baixo Guandu, Itaguaçu, Vargem Alta, Ibiraçu, São Gabriel da Palha, Santa Teresa, Águia Branca, Itarana, João Neiva, Guaçuí, Marilândia, Vila Velha, Viana, Cariacica e Serra. O objetivo é minimizar os impactos das chuvas e oferecer apoio às prefeituras na desobstrução de vias e canais.

Serviço:
Apresentação de ações e resultados do Plano de Reconstrução do ES