15/09/2008 09h36 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

Banco Mundial e Sedurb se reúnem para tratar do projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’

Na manhã desta segunda-feira (15), o subsecretário de Programas Urbanos da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Carlos Roberto de Lima, se reuniu com o especialista em Meio Ambiente do Banco Mundial, Paul Procee, que veio conhecer detalhes sobre o projeto prioritário do Governo do Estado, “Espírito Santo sem Lixão”.

A reunião é resultado de outro encontro ocorrido em junho deste ano, quando o secretário de Saneamento, Paulo Ruy Valim Carnelli, apresentou o projeto aos representantes do Banco Mundial que vieram acompanhados do superintendente Nacional de Saneamento e Infra-Estrutura da Caixa Econômica Federal (CEF), Rogério de Paula Tavares; da gerente de Produto da CEF, Denise Maria Lara de Souza Seabra; e do diretor Regional e do gerente Regional de Negócios da CEF, Antônio Carlos Ferreira e Antônio Carlos Nicchio, respectivamente.

De acordo com Procee, o Banco Mundial e a CEF possuem um projeto para criar financiamento para o fechamento de lixões no Brasil. “Temos a proposta de criar um financiamento para fechar os lixões existentes no País e criar aterros sanitários com viabilidade econômica. O modelo criado pelo Espírito Santo é extremamente interessante e está de acordo com a metodologia de trabalho e as premissas exigidas pelo Banco Mundial”.

O subsecretário Carlo Roberto informou que o especialista em Meio Ambiente, Paul Procee deve enviar uma proposta nos próximos dias para que seja analisada a possibilidade do Banco Mundial e a CEF se tornarem parceiros do projeto.

“Apresentei detalhes sobre cada etapa do projeto. O ‘Espírito Santo sem Lixão’ atende a todas as prerrogativas. As que foram mais destacadas foram a iniciativa do Governo do Estado em oferecer solução aos municípios para a destinação adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), a questão da sustentabilidade econômica, social e ambiental dos Sistemas Regionais que foram planejados em escalas adequadas à obtenção máxima dos benefícios. Estes foram os principais itens que motivaram o interesse e a vinda dos técnicos do Banco Mundial e da CEF”, concluiu.

Espírito Santo sem Lixão


O projeto O projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’ é inovador, não tendo modelo similar no País. O Governo do Estado fez seu lançamento em fevereiro deste ano e, no mesmo mês, se reuniu com as regiões Sul Serrana, Litoral Sul, Doce Oeste e Norte para sua apresentação.

Desde o lançamento do projeto, foram realizadas reuniões com secretários de Estado, Ministério Público Federal e Estadual, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e com as prefeituras das quatro regiões priorizadas. A assinatura do Protocolo de Intenções foi realizada em março pelas regiões Norte e Doce Oeste e em junho pelas regiões Litoral Sul e Sul Serrana.

A ratificação do Protocolo de Intenções pelas câmaras municipais e Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales) foi realizada na totalidade pelas regiões Doce Oeste e Norte.

Já está em andamento a elaboração do Termo de Referência e Edital para o processo de licitação de contratação dos Projetos Executivos e demais serviços para as regiões que cumpriram todas as etapas até esta fase.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135
E-mail: comunicacao@sedurb.es.gov.br

Microrregião de Águas e Esgoto do ES (MRAE/ES)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard