06/01/2010 12h39 - Atualizado em 18/08/2015 11h02

Calçamento de ruas em São Mateus vai beneficiar 27 mil pessoas

Aproximadamente 27 mil moradores de São Mateus, no Litoral Norte capixaba, serão beneficiados com obras de calçamento em treze bairros do município. As intervenções são decorrentes da assinatura de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com a Prefeitura Municipal.

O evento para oficializar a parceria será realizado nesta sexta-feira (08), às 15h30, no Mercado Municipal de São Mateus, com a presença do governador em exercício Ricardo Ferraço e do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Ferraz.

A população beneficiada é residente nos bairros Bom Sucesso 1, Bom Sucesso 2, Vaversa, Guriri, Quilômetro 13, Rio Preto, Alvorada, Carapina, Nova Aimorés, Morada do Ribeirão, Cohab, Lago do Cisnes e Arueira.

O investimento de mais de R$ 5 milhões viabilizará obras de calçamento em 52 ruas da cidade, totalizando 68.211,77 metros quadrados de área pavimentada. O montante que será repassado ao município pelo Governo Estadual é de R$ 2.846.179,00.

Ruas que serão pavimentadas

- Bairro Bom Sucesso 1: Avenida Fernando Jogaib, ruas 02, 03, 04, 05 e 06
- Bairro Bom Sucesso 2: Ruas 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12 e13
- Bairro Vaversa: Ruas A, B, Travessas A e B
- Bairro Guriri: Rua 18
- Bairro Quilômetro 13: Becos 1 e 2
- Bairro Rio Preto: Rua São Mateus
- Bairro Alvorada: Ruas Bom Jardim, Sempre Viva, Azaléia, Bromélia
- Bairro Carapina: Ruas Macanaiba, Jacarandá e Avenida Brasil
- Bairro Nova Aimorés: Ruas da Assembléia, Projetada 1 e Projetada 2
- Bairro Morada do Ribeirão: Avenida Recanto dos Ananais, Ruas Casulo dos Caracóis (04), Jardim das Orquideas (08), Oasis das Lagunas (09) e Outeiros dos Sandalos (10)
- Bairro Cohab: Rua 02
- Bairro Lago dos Cisnes: Ruas Nair Silvares Andrade, Darcy Castelo Mendonça e Avenida. José Tozzi
- Bairro Arueira: Ruas Santa Rita, Santa Luzia, Conquista, Vitoriana, Progresso, Segantine de Oliveira, do Limão, Umaitá, Santo Antonio e Betel

Mais obras em São Mateus

Outras obras já foram concluídas em São Mateus, oriundas de convênios firmados entre a prefeitura municipal e a Sedurb. O total de investimento estadual no município soma R$ 3,6 milhões, em obras entregues de drenagem e pavimentação de cerca de 60 ruas e avenidas nos bairros Guriri, Bom Sucesso, SEAC, Jambeira, Morada do Ribeirão, Litorâneo, Jackeline, Residencial Park Washington, Carapina (loteamento San Remo) e Alvorada.

Obras de melhorias urbanas

A Sedurb fechou o ano de 2009 com a assinatura de 91 convênios com 49 municípios capixabas. O investimento total para realização de diferentes obras de melhorias urbanas é de aproximadamente R$ 120 milhões, sendo 95,3%, deste montante, recursos do Tesouro Estadual.
Desde 2007, ano de criação da Sedurb, foram investidos em 63 municípios, R$ 187,7 milhões em obras de melhorias urbanas, sendo que R$ 172,7 milhões são de recursos oriundos do Governo do Estado. São obras de drenagem, pavimentação, reurbanização, reforma de praças, esgotamento sanitário, construção de galeria pluvial e de muros de contenção, construção de pontes de pequeno porte e escadaria, e muitas outras concluídas, em execução ou para serem iniciadas nos municípios capixabas.

Assessoria de Comunicação da Sedurb/Idurb-ES
Cynthia Silva