15/10/2009 11h22 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

Campanha do “ES sem Lixão” tem início nesta quinta-feira (15)

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) inicia, nesta quinta-feira (15), a nova campanha do projeto “Espírito Santo Sem Lixão”. Com duração de um mês, a campanha terá abrangência nos 30 municípios que compõem as regiões Norte e Doce Oeste do projeto e será veiculada em rádio, TV, jornais impressos, outdoor e busdoor.

O lançamento da campanha para a imprensa aconteceu nesta quarta-feira (14), nos municípios de São Mateus e Colatina, sedes dos consórcios públicos para Destinação Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) das regiões Norte e Doce Oeste – Conorte e Condoeste, respectivamente.

Nos dois municípios, o lançamento contou com a presença do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Ferraz, do subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb e gerente do projeto, Carlos Roberto de Lima, do vice-prefeito de São Mateus, Paulo Jorge Peruchi, da vice-presidente do Conorte e prefeita de Montanha, Iracy Carvalho Machado Baltar Fernandes e do presidente do Condoeste e prefeito de Colatina, Leonardo Deptulsky, além de representantes dos 30 municípios.




A vice-presidente do Conorte, Iracy Fernandes, destacou o pioneirismo do projeto. “É muito importante o trabalho de comunicação para levar à população informações sobre o projeto. Nós sabemos que essa iniciativa é pioneira. Estamos resolvendo no nosso Estado um grave problema mundial”.




“A implantação destes Sistemas Regionais, por meio do “Espírito Santo sem Lixão” é o passo mais importante que estamos dando para resolver a questão da destinação do lixo no Estado. É um projeto muito positivo que proporcionará uma gestão sustentável tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico. Todos nós, prefeitos, estamos muito satisfeitos com a possibilidade de acabar com todos os lixões existentes e dar o destino correto ao lixo que produzimos. Não dava para pensar em ações como a coleta seletiva, por exemplo, sem resolver o problema maior. Com a implantação do projeto teremos ambiente favorável para trabalhar em outras atividades”, ressaltou o presidente do Condoeste, Leonardo Deptulsky.



O secretário de Saneamento, Marcelo Ferraz, falou sobre a importância da campanha para a população. “Hoje estamos dando mais um passo muito importante. O projeto começa a ganhar as ruas. O ‘Espírito Santo sem Lixão’ é um arranjo exemplar do Governo do Estado que irá garantir a solução adequada para um problema, muitas vezes mal compreendida pela sociedade. E o nosso objetivo é vencer essa etapa por meio da campanha, cumprindo o nosso papel de levar à população todas as informações sobre o projeto e seus benefícios. Temos de mostrar e tornar toda a população parceira da nossa meta: não queremos mais lixões. Queremos aterros sanitários”, destacou.

Ferraz ainda enfatizou o papel da Sedurb nos municípios capixabas. “A Sedurb é uma secretaria que atua diretamente na qualidade de vida da população capixaba. Esse Governo é um exemplo de inovação na gestão pública. Temos um Planejamento Estratégico que prevê, a partir de iniciativas como esse projeto, a formação de uma rede de cidades sustentáveis. O cenário que estamos criando aponta um futuro no qual as cidades estarão interagindo cada vez mais. A costura feita no ‘Espírito Santo sem Lixão’ é um ótimo exemplo: temos os municípios atuando em prol de um mesmo objetivo e dentro de uma lógica regionalizada, por meio de um contrato de concessão bem modelado. É um grande investimento do Governo do Estado. Mas os municípios possuem um papel fundamental. São eles os garantidores da continuidade e do sucesso do projeto”, concluiu.

Campanha





A apresentação da campanha foi um sucesso e aplaudida por todos os convidados. Ela dá continuidade ao trabalho proposto pela cartilha educativa lançada no mês de julho após a realização das assembleias para formação do Conorte e Condoeste.

A cartilha educativa mostra de forma lúdica o que é e como funciona o Sistema Regional, composto por estações de transbordo, logística de transporte e aterro sanitário regional, e traz reflexões sobre a responsabilidade que todos possuem na produção de lixo, no desperdício e na escolha por atitudes que trarão benefícios ao meio ambiente e à saúde da população.

Com o mesmo conceito, o VT para inserção nas tevês das regiões Norte e Noroeste do Estado cria um ambiente no qual o urubu, feito em animação 3D, interage com o personagem interpretado por um ator capixaba.

O VT mostra ao telespectador a importância de destinar o lixo urbano ao local correto: um aterro sanitário. E enfatiza os prejuízos causados ao meio ambiente e à saúde da população quando os RSU são jogados em lixões.



A campanha foi apresentada pelo subsecretário da Sedurb e gerente do projeto, Carlos Roberto de Lima. “O sistema de limpeza urbana e a gestão do RSU não se encerram na coleta. E temos o objetivo de esclarecer isso à população. É preciso entender o que acontece com o lixo quando ele sai das nossas casas. E, principalmente, compreender a relevância de dar a esse lixo o tratamento e o destino corretos. Essa é uma questão ambiental e de saúde pública. Já percorremos um longo caminho e estamos bem próximos de transformar o Espírito Santo em um exemplo de gestão neste ‘braço’ do saneamento básico. Atuar de forma transparente, mostrar a população de que forma o Governo do Estado está investindo os recursos públicos é fundamental. E com a campanha educativa, trabalhamos para cumprir essa meta. Queremos esclarecer de maneira clara a diferença entre um aterro sanitário e um lixão, para que a sociedade compreenda bem qual a maneira certa de destinar o lixo que produzimos diariamente”, explicou.

A campanha foi criada pela RCOM Propaganda Estratégica. Os personagens criados para a cartilha e para as outras peças publicitárias são de autoria da Zota Estúdio e Ilustração e a animação em 3D foi realizada por Jota Carlos, da Rede Globo.

Municípios integrantes da região Norte e Doce Oeste


Região Norte: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Região Doce Oeste: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Projeto Espírito Santo sem Lixão


O Projeto “ES sem Lixão” irá implantar infraestrutura para a destinação final adequada de 100% dos resíduos sólidos urbanos, dos municípios integrantes das regiões Norte, Doce Oeste e Sul do Estado. As regiões Metropolitana e Doce Leste já possuem solução tecnicamente viável e destinam seus resíduos para aterros sanitários privados.

O Governo do Estado, por meio da Sedurb, irá investir cerca de R$ 50 milhões para viabilizar os Sistemas Regionais que serão compostos por estações de transbordo, logística de transportes, e aterro sanitário regional.

A gestão e a regulação dos sistemas serão feitas por meio de Consórcios Públicos Regionais, constituídos pelo Estado e municípios. Esses sistemas serão construídos com os recursos estaduais e operados em regime de concessão, por empresas especializadas.

O Projeto coloca o Espírito Santo como pioneiro na solução correta de 100% do RSU produzido. Com a implantação dos Sistemas nos 60 municípios que compõem as três regiões, mais de mil toneladas/dia deixarão de ir para os 102 lixões existentes em território capixaba. Em contrapartida os municípios deverão erradicar esses lixões e recuperar as áreas degradadas por eles.

Uma empresa especializada, contratada por meio de licitação pela Sedurb, já está desenvolvendo os trabalhos de campo, com o objetivo de identificar as áreas onde deverão ser construídos os aterros sanitários regionais e as estações de transbordo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva
Tel.: (27) 3223.4254 / 9860-6135
E-mail: comunicasedurb@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard