26/04/2016 13h04 - Atualizado em 04/05/2016 16h34

Casa própria: 50 famílias beneficiadas em Pinheiros

A manhã desta terça-feira (26) marca o início de uma vida nova para 50 famílias de Pinheiros, na região Nordeste do Estado. Beneficiárias do Programa Nossa Casa do Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Idurb), elas receberam as chaves de suas casas próprias. A solenidade contou com a presença do governador Paulo Hartung e diversas autoridades.

As 50 unidades habitacionais ficam no bairro Nova Jerusalém 2, onde a solenidade foi realizada. O empreendimento foi possível a partir de uma parceria firmada entre Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, e o Governo do Estado do Espírito Santo, pelo Programa Nossa Casa. Cada unidade custou R$ 36.000,00, sendo R$ 25.000,00 da União e R$ 11.000,00 do Governo do Estado.

As famílias beneficiadas foram selecionadas pelo município e atendem aos critérios estabelecidos pelo programa federal. A dona de casa Verônica Reis, emocionada, comemorou a conquista. "É um momento de gratidão. Entre tantos fomos contemplados. Só temos o que agradecer".

Cristiane Costa também falou da alegria de ser contemplada. "Eu e minha família vamos começar vida nova com mais tranquilidade e segurança", afirmou.

Parceria

A diretora-presidente do Idurb, Caroline Jabour, destacou a importância da parceria do Governo do Estado com o município e o Governo Federal para concretizar o sonho das famílias beneficiadas. "Sabemos como é difícil a realidade de quem vive de aluguel e como a segurança de uma casa pode contribuir para o fortalecimento da família. E é assim que o Idurb atua, sempre integrado aos municípios e o Governo Federal, de forma a implementar políticas de habitação de interesse social".

Já o governador Paulo Hartung ressaltou que o acesso à casa própria auxilia no fortalecimento dos valores familiares. "A entrega destas 50 novas casas populares é uma importante conquista para cidade e um passo importante para a política habitacional estadual. É uma ação que atinge diretamente a vida das pessoas e esperamos que esta medida auxilie no fortalecimento dos laços familiares, mantenha a família unida com transmissão de valores e limites e possibilite a expansão da cultura de paz em nosso Estado", destacou Hartung.

Nossa Casa

O programa Estadual “Nossa Casa” tem por finalidade reduzir o déficit habitacional nos municípios capixabas e promover o acesso da população urbana e rural de baixa renda à moradia digna, por meio de mecanismos de incentivo à construção, à aquisição, à requalificação e à reforma de habitações de interesse social.

Assessoria de Comunicação – Sedurb/Idurb

Loureta Samora