11/10/2011 07h47 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Casas do Residencial Jabaeté são sorteadas e famílias comemoram a conquista

A salgadeira Maria da Penha Conceição, 71 anos, vive o alívio de quem não precisa mais se preocupar com o risco trazido pelas chuvas aos barracos de madeira. A vida da trabalhadora e de centenas de famílias começou a mudar para melhor nesta segunda-feira (10), quando 400 unidades habitacionais construídas pelo Governo do Espírito Santo, em parceria com o Governo Federal, foram sorteadas aos moradores selecionados. Por meio do “Programa Nossa Casa”, foram investidos R$13.609.860,90 em segurança e dignidade para as famílias da Grande Terra Vermelha, em Vila Velha.

O sorteio dos imóveis do Residencial Jabaeté foi realizado no Ginásio “Tartarugão”, em Coqueiral de Itaparica. Desde as primeiras horas da tarde, moradores contemplados aguardavam ansiosos para saber em que casas iriam morar e quem seriam seus novos vizinhos. A reunião contou com a presença do secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, da diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal, do subsecretário de Desenvolvimento Urbano da Sedurb, Eduardo Calhau, do prefeito Neucimar Fraga, além de vereadores e membros do secretariado local.

Entre os beneficiados, o que não faltou foi alegria, emoção e a perspectiva de dias mais tranqüilos. “Imagina morar em frente a um valão que enche e transborda toda vez que chove. Imagina toda aquela sujeira entrando em casa e você não poder fazer nada. Por causa de enchente já vivi em abrigo e perdi tudo o que tinha. E é difícil recomeçar pois não temos condições. É uma glória ter minha casa nova. Me sinto feliz em saber que onde vou morar não vai mais alagar e vou poder viver sem medo”, contou a doméstica Maria Eliete de Araújo, que residia no bairro Pontal das Garças.

Outra moradora que está satisfeita e aliviada é a própria dona Maria da Penha. Ela também ganhou uma casa e já planeja a mudança. “Vivia em um barraco de madeira que ficava todo inundado quando chovia. É tão simples que não sei como ainda não caiu. A coisa que mais esperei foi esta casa. Agora tenho um lugar seguro pra morar e posso preparar meus salgados para vender. Só estou esperando o carro da mudança encostar, porque casa agora eu tenho”, comemorou.

Sorteio

O sorteio aconteceu da seguinte maneira: os nomes dos beneficiados foram colocados em uma urna na presença de todos os participantes presentes no ginásio. Em outro recipiente, estavam depositados os endereços das casas populares, como quadra e nome da rua.

Na sequência, gestores do Governo do Espírito Santo e do município de Vila Velha deram início à retirada dos nomes dos futuros proprietários – todos lidos em voz alta. Os moradores eram convidados a se dirigirem à urna de endereço e, autorizados, puderam retirar por sorteio o número da casa onde iriam morar.

A quadra em que a residência estava localizada também foi imediatamente apresentada à população, por meio de uma planta do Residencial Jabaeté.

Para dar legitimidade e transparência ao evento, foram convidados representantes da Defensoria Pública do Espírito Santo, e da Ouvidoria, Controladoria e Procuradoria de Vila Velha.

O secretário Iranilson Casado cumprimentou as famílias beneficiadas e afirmou que a população pode continuar contando com o apoio do Governo do Estado. “Temos que ser perseverantes com aquilo que queremos. E o momento de cada um de vocês chegou. Quero parabenizar aos novos moradores, desejar que sejam muito felizes na casa nova e reforçar que o Governo vai continuar trabalhando sempre muito forte para promover mais igualdade social a toda a população, em especial àquela que mais necessita do nosso apoio”.

Residencial Jabaeté

O Governo do Espírito Santo em parceria com o Governo Federal, investe R$13.609.860,90 na construção de 400 unidades habitacionais no empreendimento denominado Residencial Jabaeté. As unidades estão localizadas no na Grande Terra Vermelha e serão entregues sem qualquer custo a famílias de Vila Velha de baixa renda, que residem em locais de riscos diversos ou que habitam áreas que serão desapropriadas por força de obras do Governo.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani / Raoni Huapaya