25/02/2010 14h37 - Atualizado em 18/08/2015 11h03

Cesan amplia ETA Caçaroca e melhora abastecimento em 37 bairros

“Água tratada é saúde na veia”, destacou o governador Paulo Hartung nesta quinta-feira (25), durante a solenidade de inauguração das obras de ampliação da capacidade de produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Caçaroca. Mais de 100 mil moradores de 37 bairros dos municípios de Vila Velha, Cariacica e Viana serão beneficiados com o empreendimento da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

A ampliação da produção de água visa a atender a demanda atual e futura da região. As obras, no valor de R$ 10,5 milhões, fazem parte do Programa Águas Limpas. A capacidade de produção da estação foi ampliada de 200 litros por segundo (l/s) para 393l/s. Também foram construídas adutoras de água bruta e de água tratada.

Além de ter quase duplicado sua capacidade de produção, a ETA Caçaroca passou a contar com tecnologia de ponta para reuso da água utilizada no processo e para tratamento do lodo. O governador Paulo Hartung afirmou que a obra inaugurada contribui diretamente para o aumento da qualidade de vida da população. "Aqui, estamos melhorando a nossa capacidade de captação e tratamento de água, além de retirar a terra que vem junto com a água, dando uma destinação adequada para esse resíduo e contribuindo para a preservação ambiental”, afirmou.

Hartung ressaltou que os investimentos que estão sendo feitos através do Programa Águas Limpas estão possibilitando a regularização do abastecimento de água em toda a malha metropolitana. “Não é só a captação, a estrutura de tratamento e distribuição, mas é também a expansão exponencial da estrutura de reservação de água. São investimentos extremamente importantes que contemplam toda a rede de distribuição da Região Metropolitana”, pontuou.

Ele também falou sobre os investimentos do Governo do Estado na recuperação e preservação dos mananciais hídricos do Espírito Santo. “Outro passo importante que estamos dando está lá nas cabeceiras dos rios. Estamos fazendo o pagamento por serviços ambientais nas bacias dos rios Benevente e Guandu, para que os produtores rurais possam recuperar uma nascente, uma cobertura florestal estratégica. Dentro de poucos dias, vamos iniciar o programa na Bacia do Rio São José, em Mantenópolis e Alto Rio Novo”, lembrou.

De acordo com o diretor presidente da Cesan, Paulo Ruy Valim Carnelli, “essa é uma estação ambientalmente correta, pois a água utilizada no processo para lavar os filtros é tratada e o seu lodo é retirado e levado para um aterro”, explicou.

O presidente da Cesan também destacou os investimentos da Cesan em Vila Velha. “As cifras impressionam. São aproximadamente R$ 80 milhões investidos em sistemas de abastecimento de água. Tudo o que tinha que ser feito em Vila Velha em termos de reforço e de ajuste no abastecimento terminam com essa obra que estamos entregando hoje. E nos sistemas de esgoto são quase R$100 milhões em investimentos.”

Para João Zandonadi, o Chumbinho, morador de Balneário Ponta da Fruta, a ampliação da capacidade da estação foi muito importante, pois o fornecimento de água era muito carente. “A chegada da nova adutora na comunidade mudou a nossa realidade. Com a ampliação da estação, vai fortalecer ainda mais a região, principalmente a Grande Ponta da Fruta”, ressaltou.

Marco Antonio Espírito Santo, da região de Grande Terra Vermelha, a realização dessa obra é de suma importância para atender o crescimento da população, resultando também no surgimento de novos empreendimentos na região.

Além do governador Paulo Hartung e do diretor presidente da Cesan, Paulo Ruy Valim Carnelli, participaram do evento a secretária de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Curitiba; os prefeitos dos municípios de Vila Velha, Neucimar Fraga; e Cariacica, Helder Salomão; secretários estaduais, deputado estadual, vereadores, lideranças comunitárias, além de diretores e empregados da Cesan.

Programa Águas Limpas

Entre 2003 e 2011, a Cesan terá aplicado mais de R$ 1 bilhão em água e esgoto por meio do Programa Águas Limpas. É o maior investimento da história do Espírito Santo no setor de saneamento. Ao todo, serão implantados 1.640 quilômetros (km) de redes de esgotamento sanitário e 1.113km de redes de água.

Ao final do programa também terão sido construídas ou ampliadas 33 Estações de Tratamento de Esgoto, implantadas 141 bombas elevatórias de esgoto, ampliadas 22 Estações de Tratamento de Água e construídos 15 reservatórios de água de grande porte.

Informações ao cliente

115 - atendimento 24 horas. Ligação gratuita de qualquer telefone fixo.