19/07/2007 15h55 - Atualizado em 18/08/2015 10h45

Cesan anuncia melhorias na ETE de Domingos Martins

Uma comitiva da Cesan, formada pelo diretor-presidente, Paulo Ruy Valim Carnelli, pelo diretor de Operação do Interior, Carlos Martinelli, pelo gerente de Coleta e Tratamento de Esgoto, Dalton Ramaldes, e pelo chefe da Divisão de Serviços de Esgoto, Luis Cláudio Victor Rodrigues, visitou na manhã desta quinta-feira (19) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Domingos Martins.

O grupo foi recebido pelo prefeito e seu vice, Wanzete Kruger e Fábio Trarbach, respectivamente, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Saleme, pelo vereador Pedro Hoppe e pelo promotor de Justiça, Hermes Zaneti Júnior, para discutir melhorias na ETE da sede do município.

A estação de tratamento da cidade, construída às margens da Rodovia João Ricardo Schorling, via de acesso à sede do município, foi inaugurada em 2003, após um ano de obras. Atualmente a ETE recebe esgoto de 65% das moradias da cidade, cerca de 1.260 residências. Com o aumento das ligações, a estação vem passando por constantes ajustes para minimizar a emissão de odor. Estas medidas foram apresentadas durante a visita desta quinta-feira pelo diretor-presidente.

Além dos ajustes que vêm sendo realizados, a empresa informou que nesta quinta (19) entrou em funcionamento um aparelho mais potente que aumenta a oxigenação do tanque, denominado aerador, passando a potência de 20 para 30 cv. Com o novo equipamento, o esgoto receberá maior índice de oxigenação e, consequentemente, reduzirá a emissão de odor.

Outro investimento anunciado para este ano é a aquisição de um sistema de aeração ainda mais moderno, que deve entrar em operação nos próximos 90 dias. Toda a visita foi acompanhada pelo promotor de Justiça, Hermes Zaneti Júnior. Segundo Zaneti, a iniciativa da empresa em detalhar o funcionamento da estação demonstra a sensibilidade e a transparência com que o trabalho é conduzido.

De acordo com Paulo Ruy, os investimentos em saneamento são tratados com prioridade pelo Governo. “Cuidamos desse assunto da forma mais ampla possível. Somente em Domingos Martins, estamos melhorando o atendimento da estação da sede, construindo duas novas estações, ambas no distrito de Aracê, no valor de R$ 1,2 milhão e ainda, como condicionante ambiental para a construção da Pequena Central Hidrelétrica - PCH São Pedro, foi assinado convênio entre essa empresa e a Cesan, no valor de R$ 800 mil para a ampliação de redes coletoras de esgoto na sede do município, o que elevará o atendimento para 95% da população”.

O gerente de Coleta e Tratamento de Esgoto, Dalton Ramaldes, destacou a necessidade da colaboração direta da comunidade, evitando despejar na rede de esgoto produtos que possam comprometer o funcionamento da estação. “Existem produtos que danificam a rede e que também comprometem o funcionamento da ETE, como óleos e gorduras. É necessário que hotéis e restaurantes tenham suas caixas de gorduras, e que a população não despeje materiais sólidos na rede”. A Cesan irá realizar uma campanha educacional no município.

José Maria de Souza (interino)
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Tels: 3132- 8292 / 9946-4066