15/10/2008 14h58 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

Cesan e Prefeitura de Afonso Cláudio informam população sobre a importância da coleta e tratamento de esgoto

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e a Prefeitura de Afonso Cláudio visitam, a partir desta quarta-feira (15), as residências do município para realizar um trabalho de conscientização e educação ambiental. Cerca de 60 agentes municipais de saúde percorrerão as moradias informando sobre a importância do serviço de coleta e tratamento de esgoto para a saúde da comunidade e a preservação do meio ambiente.

A abordagem domiciliar prossegue até sexta-feira (17). Durante as visitas, os agentes também lembram aos moradores que devem aguardar a autorização da Cesan para ligar as suas residências às redes de esgoto que estão em fase de construção, dentro do Programa Águas Limpas.

As Divisões de Educação Ambiental e de Relações com a Comunidade da Cesan capacitaram os agentes em setembro. Foram abordados diversos temas, como: saneamento ambiental e qualidade de vida; impactos ambientais nos recursos hídricos e suas conseqüências; doenças de veiculação hídrica; importância do tratamento de esgoto; uso inadequado da rede domiciliar de esgoto e uso correto para conservação do sistema; sistema de captação, tratamento e abastecimento de água; entre outros.

Sistema de Esgoto

As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário em Afonso Cláudio estão em andamento e vão gerar mais saúde e melhorar a qualidade de vida de mais de 18 mil pessoas, além de contribuir para a despoluição do rio Guandu. O investimento é de R$ 15,6 milhões e a conclusão está prevista para outubro de 2009.

O empreendimento foi viabilizado por meio de financiamento com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 11,4 milhões. A Cesan vai investir R$ 4,2 milhões com recursos próprios. Serão construídos mais de 42 quilômetros de redes de esgoto, oito elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Ao final da obra, cerca de três mil imóveis poderão ser ligados ao sistema da Cesan.

O sistema de esgotamento sanitário terá capacidade para tratar 40,16 litros por segundo (l/s). A perspectiva é que três milhões de litros de esgotos deixarão de ser lançados diariamente na natureza, após a plena operação do sistema. O investimento per capita ultrapassa R$ 866,00 por habitante em 18 meses.

Serviço

Em caso de dúvidas, os moradores podem ligar para o telefone 3735-1306 ou se dirigirem ao Escritório de Atendimento ao Cliente, localizado na rua José Cupertino, nº 90, no Centro de Afonso Cláudio.

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira