23/07/2009 13h30 - Atualizado em 18/08/2015 10h54

Cesan e Sabesp concluem primeira fase do contrato para transferência de tecnologia

As empresas de saneamento Cesan, do Espírito Santo, e Sabesp, de São Paulo, apresentaram na manhã desta quinta-feira (23), os primeiros resultados dos estudos e diagnósticos para implantação de sistemas de automação em estações de tratamento de água. O contrato, firmado em 2008, prevê a transferência de tecnologia e o licenciamento do software Aqualog, desenvolvido pela empresa paulista.

Estiveram presentes na apresentação o presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Ricardo Maximiliano Goldschmidt, o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carneli, além de diretores e técnicos das duas empresas.

Segundo Luciano Auriema, gerente de Engenharia e Serviços da Cesan, que coordena o contrato, os estudos realizados criaram as condições para a segunda fase do contrato, com a implantação efetiva dos sistemas de automação. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em nove meses. Duas estações da Cesan serão automatizadas, uma em Viana, na Grande Vitória, e outra em Nova Venécia, no Norte do Espírito Santo.

Luciano Auriema ressalta, ainda, a confiança no sistema, proporcionada pelo tempo de experiência da Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp) no assunto. “Temos muita segurança em implantar essa inovação na Cesan, pois o sistema já tem o respaldo e a experiência de automação dos técnicos da companhia paulista”, destacou.

Para o diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp, Marcelo Salles, o principal aspecto da parceria com a Cesan é o fortalecimento das companhias estaduais de saneamento. “A interação entre as duas empresas fortalece a linha de pensamento de que as companhias estaduais são a saída para o Brasil realizar os investimentos necessários, recuperar o tempo perdido e levar saneamento de qualidade para toda a população”.

Marcelo Salles lembrou ainda que a troca de experiências também é benéfica para as duas empresas. “Apesar da Sabesp já ter experiência na automação de estações de tratamento de água, as atividades com a Cesan têm trazido novas perspectivas e novos conhecimentos para os nossos técnicos, o que enriquece nosso trabalho”, concluiu.

E, exemplifica Mauro Massaro Inoue, da Unidade de Negócios da Sabesp no Vale do Ribeira, “estamos usando em nosso sistema de abastecimento, em Iguape, uma bomba para poço, mais eficiente, que conhecemos aqui no Espírito Santo. O pessoal da Cesan é muito próativo e têm muita transparência e boa vontade em compartilhar conhecimentos”, contou.

As duas estações de tratamento de água da Cesan, em Viana e Nova Venécia, vão funcionar como pilotos para que futuramente outros sistemas produtores também sejam automatizados. A nova tecnologia trará ganhos operacionais e econômicos para a Cesan e benefícios para a população, uma vez que o custo do tratamento de água será menor e haverá melhora na eficiência e qualidade do tratamento da água distribuída à população.

Aqualog


O Aqualog é uma tecnologia desenvolvida pela Sabesp que automatiza operações dos sistemas de produção de água, alcançando máxima eficiência com menores custos operacionais e mais confiabilidade e segurança. O software supervisiona, monitora e controla, automaticamente, válvulas, dosadoras de produtos químicos, níveis de reservatórios e outros equipamentos. Também gera tabelas e gráficos, ferramentas essenciais para o gerenciamento.

Na primeira etapa do contrato foram investidos R$ 351 mil. Por ser um produto único no mercado, o acordo foi ser firmado sem a necessidade de licitação, conforme prevê a legislação para esses casos. A Sabesp possui certificados da Associação Brasileira de Empresas de Softwares (Abes) e do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), ligado ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atestam ser a Companhia a única a possuir esta tecnologia e a sua propriedade.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5071
Charley Fernandes
2127-5022
comunica@cesan.com.br

Microrregião de Águas e Esgoto do ES (MRAE/ES)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard