20/09/2011 07h25 - Atualizado em 18/08/2015 11h43

Cesan e Sedurb participam da Campanha “Eu Amo a Praia do Morro”, em Guarapari

Com o plantio de ipês na orla da Praia do Morro, foi lançada nesta segunda (19), dia em que se comemora os 120 anos de emancipação política do município de Guarapari, a Campanha “Eu Amo a Praia do Morro”, marcada por um abraço simbólico da orla que atraiu várias pessoas à praia.

O cuidado com a preservação do bairro e a conscientização dos moradores sobre a importância do tratamento de esgoto na região foi exposta para os participantes em um estande, no qual técnicos da Gerência de Meio Ambiente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), explicavam sobre o Projeto Gordura Zero, realizado no município em parceria com a prefeitura no qual são desenvolvidas atividades educativas como abordagens em estabelecimentos comerciais da área de preparo de alimentos e palestras em escolas, e sobre a desmobilização das redes de esgoto na faixa de areia da Praia do Morro, realizada pela Companhia.

O presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, o diretor de Meio Ambiente, Anselmo Tozi, o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Iranilson Casado, e o subsecretário da Sedurb, Eduardo Calhau, participaram do evento, e ressaltaram a importância de se cuidar de um cartão-postal tão importante para o turismo do Estado.

Os diretores da Cesan enfatizaram ainda a prática da cidadania dos moradores, que se ligaram à rede de esgoto quando avisados por um empregado da companhia. “90% dos moradores estão ligados à rede. Os que faltam terão a certeza de estar contribuindo com um meio ambiente sem poluição e para que a praia fique sempre bem cuidada, ainda mais com a nova urbanização, que será entregue pelo Governo do Estado já neste verão”, lembrou Bragato.

O evento contou também com limpeza da praia. Os participantes foram divididos em dois grupos; o primeiro fez a limpeza no trajeto Morro da Pescaria – Hotel Quatro Estações, e o segundo saiu do Hotel Porto do Sol em direção ao Hotel Quatro Estações.

O diretor de Meio Ambiente, Anselmo Tozi, plantou um pé de ipê, assim como o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Iranildo Casado, e o subsecretário, Eduardo Calhau. A presidente da Associação de Moradores da Praia do Morro, Fátima Fonsêca, disse que a partir desta terça (20) serão plantadas aroeiras, algodão da praia, pata de vaca, ipês branco e rosa, coqueiros da Bahia, entre outros, totalizando mais de 1.300 espécies, entre arbustos e vegetação rasteira.

O presidente da Cesan aproveitou a oportunidade para visitar as obras das estações de esgoto bruto, a EEEB6A, situada na avenida Paris, e a EEEB6B, em frente à avenida Saint Tropez. As duas formarão o sistema da bacia 6, que está sendo refeito, retirando a rede que estava na praia e passando para a rua. A previsão é de que ficará pronta em novembro deste ano. Segundo Emir Prates Conceição, fiscal de obras da Divisão de Obras Sul da Cesan, a rede da rua já está pronta. “Precisamos concluir as elevatórias para desligar as redes que estão na praia e ligar na rua.”, concluiu.

CESAN - Companhia Espírito Santense de Saneamento
Marcia Brito