30/08/2010 14h21 - Atualizado em 18/08/2015 11h04

Cesan inaugura barragem de Bananeiras em Venda Nova do Imigrante

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) inaugurou, no início da tarde deste sábado (28), a barragem de Bananeiras, em Venda Nova do Imigrante, para reservação de água. Também foram construídos 1.518 metros de adutora para atender os moradores do município. A solenidade de inauguração foi realizada na localidade de Alto Bananeiras e contou com a presença do governador do Estado, Paulo Hartung; do presidente da Cesan, Paulo Ruy Valim Carnelli; de diretores da empresa, além do prefeito Dalton Perim e lideranças municipais.

A construção da barragem no córrego Bananeira era necessária para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do município, pois a captação de água realizada através do Córrego do Caxixe não atendia mais à demanda existente. Ao todo, foram investidos R$ 2,1 milhões, com recursos próprios da Cesan.

Programa Águas Limpas

Entre 2003 e 2011, a Cesan terá aplicado mais de R$ 1 bilhão em água e esgoto por meio do Programa Águas Limpas. É o maior investimento da história do Espírito Santo no setor de saneamento. Ao todo, serão implantados 1.640 quilômetros (km) de redes de esgotamento sanitário e 1.113km de redes de água.

Ao final do programa também terão sido construídas ou ampliadas 33 Estações de Tratamento de Esgoto, implantadas 141 bombas elevatórias de esgoto, ampliadas 22 Estações de Tratamento de Água e construídos 15 reservatórios de água de grande porte.

O governador Paulo Hartung destacou que o Governo do Estado tem como um dos seus principais compromissos a busca do desenvolvimento sustentável. “Água tratada é saúde na veia. Aqui, estamos melhorando a nossa capacidade de captação e tratamento de água e garantindo o abastecimento da população do município”, afirmou.

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões