05/11/2008 13h28 - Atualizado em 18/08/2015 10h50

Cesan lança Rede de Percepção de Odor em Domingos Martins

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) lançou recentemente a Rede de Percepção de Odor (RPO) em Domingos Martins. Por meio de uma parceria com a prefeitura e a Federação Espírito Santense de Tecnologia (Fest), a empresa selecionou um grupo de moradores voluntários, utilizando critérios técnicos específicos, que contribuirão na identificação da área de influência do odor emitido pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e servirão de base para melhorias no sistema.

Os dados fornecidos pela RPO nortearão as ações da Companhia no controle de emissão de gases da ETE, definindo novas estratégias e o aperfeiçoamento das tecnologias utilizadas no processo de tratamento. Nos últimos meses, foram implementadas ações na operacionalização do sistema e que já promoveram melhorias percebidas pela comunidade.

A participação da comunidade é fundamental, já que os moradores registrarão e transmitirão informações sobre odores percebidos, indicando o local, a hora e a intensidade, possibilitando a comparação de informações com fatores internos e externos, como o funcionamento da ETE, o vento e o clima.





A criação da RPO atende a uma determinação do Ministério Público, após audiência pública ocorrida em agosto de 2007. Nessa data, foram realizados testes de percepção de odor com os participantes, identificando uma resposta sensitiva das pessoas, quando expostas aos odores.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5073
Almir Casagrande
2127-5075


2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard