21/10/2008 16h58 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

Cesan participa de audiência pública para discutir combate à seca em Ecoporanga

A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) vai participar nesta quarta-feira (22) de audiência pública, a partir das 9h30, no auditório do Fórum de Ecoporanga, para debater ações de combate à seca no município. Técnicos da empresa, do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) mostrarão um diagnóstico da seca em Ecoporanga.

O evento marca o início das atividades do Fórum Estadual de Recursos Hídricos Permanente. Serão apresentadas propostas de médio e longo prazo para evitar que o problema se repita nos próximos anos. Entre elas, está o aumento da cobertura vegetal nas áreas de nascentes e dos locais que as permitem manter um bom nível de água. A audiência terá a participação de representantes de entidades do município. Em Ecoporanga, o distrito de Imburana foi um dos locais que teve o maior risco de falta de água durante a estiagem, em setembro.

Também fazem parte das sugestões: eliminar a captação de água para irrigação em poços localizados em áreas de preservação ambiental; a implementação do programa de educação ambiental nos municípios prejudicados pela estiagem; a despoluição dos rios; entre outras. Em Ecoporanga, todas as ações deverão ter o acompanhamento dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Itaúnas e São Mateus.

O Fórum Estadual de Recursos Hídricos Permanente tem como principal objetivo discutir ações de combate à seca e demais problemas hídricos no Estado. E tem como componentes: a Cesan; Iema; Idaf; o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); o Ministério Público Estadual (MPES); a Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb); Organizações Não Governamentais (ONGs); entre outros órgãos públicos e entidades. O Fórum vai participar de audiência pública em Nova Venécia no dia 30 deste mês, para expor ações que minimizem os efeitos da seca.

Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira
9962-3973 /2127-5073
Eric Lopes Menequini
2127-5076
comunica@cesan.com.br

Microrregião de Águas e Esgoto do ES (MRAE/ES)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard