24/09/2008 11h12 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

Cesan participa de estudos hídricos dos rios Jucu, Formate e Marinho

Técnicos da área de meio ambiente da Cesan participam, nesta quarta-feira (24), da 1ª reunião de trabalho referente aos estudos de “Desassoreamento e Regularização dos Leitos e Margens dos Rios Jucu, Formate e Marinho”, com a empresa vencedora da licitação, a Aquatool. O encontro será às 9 horas, na sede do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em Vitória.

Os técnicos vão conhecer a equipe de trabalho e discutir sobre a metodologia adotada. A Aquatool também vai expor alguns planos e definir algumas atuações junto com representantes da Cesan, do IJSN, do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Prefeituras de Cariacica, Vila Velha e Viana.

O objetivo final do estudo é apontar soluções técnicas viáveis para analisar e minimizar o assoreamento dos leitos dos rios, além de solucionar o problema recorrente das enchentes nesses municípios. O contrato para a realização dos estudos foi assinado no último dia 10, depois de alguns anos de discussão. A Cesan atuou desde o início da concepção do projeto, na proposta do Termo de Referência, quando a discussão foi iniciada em 2003.

No ano passado, a idéia foi eleita como prioridade pelos membros do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit). A partir desse momento, com o Instituto Jones coordenando o trabalho, o Termo de Referência foi reformatado, incorporando também aspectos de interesse direto da Cesan, como o estudo para reduzir o assoreamento no canal de captação de água da empresa.

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira