Cesan resgata 100 anos de história com as obras de recuperação do reservatório Santa Clara
A Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) inaugura nesta terça-feira (03) as obras de recuperação do reservatório Santa Clara, construído em 1909, durante o governo Jerônymo Monteiro. O investimento, no valor de R$ 2,4 milhões, vai beneficiar 68 mil habitantes da região central de Vitória. O reservatório tem capacidade para armazenar 3,7 milhões de litros de água.
O evento será realizado às 9h30, no final da ladeira Santa Clara, no Centro de Vitória, próximo ao Parque Moscoso. Estarão presentes diretores e o presidente da Cesan, Ricardo Maximiliano Goldschmidt, o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, autoridades e lideranças comunitárias.
As obras para reativar o reservatório foram iniciadas em março de 2007, com a preocupação de manter suas características arquitetônicas, como forma de preservar a história do saneamento no Espírito Santo. A Cesan também substituiu 164 metros de adutoras, que transportam água da Estação de Tratamento de Vale Esperança, em Cariacica, para o reservatório, em Vitória.
O novo reservatório tem capacidade para armazenar 3,7 milhões de litros de água.
Os investimentos fazem parte do Programa Águas Limpas que, entre 2003 e 2011, vai aplicar mais de R$ 1 bilhão em obras de saneamento no Espírito Santo e dobrar a capacidade de reservação de água implantada nos últimos 100 anos, passando de 62 milhões para 124 milhões de litros.
Inaugurado em 25 de setembro de 1909, o reservatório Santa Clara era parte do primeiro sistema de abastecimento de água da capital, desenvolvido pelo engenheiro Ceciliano Abel de Almeida.
Foi desativado há 20 anos, devido às precárias condições de sua estrutura. Com sua recuperação, a Cesan e o Governo do Espírito Santo resgatam a história e aumentam a oferta de água tratada para a população capixaba.
Grandioso para a época, o reservatório Santa Clara recebia a água retirada dos rios Duas Bocas e Pau Amarelo, em Cariacica, que após passar por filtros construídos nas captações, seguia por gravidade através de 16 quilômetros de adutoras.
O reservatório foi inaugurado em 1909 como parte do primeiro sistema de abastecimento da Capital.
Parte da tubulação passava pelo fundo da baía de Vitória, pois ainda não existia a ponte Florentino Avidos. Em 1912, a água potável era distribuída para 1.279 imóveis na capital. Hoje, a Cesan leva água tratada para mais de 125 mil residências na cidade.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Charley Fernandes
2127-5073/ 9822-8612
comunica@cesan.com.br