26/12/2013 10h45 - Atualizado em 18/08/2015 14h11

#Chuvas ES: Sedurb disponibiliza equipamentos para municípios atingidos

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) continua enviando ajuda aos municípios mais atingidos pelo grande volume de chuvas que atingiu o Estado nos últimos dias.

Foram disponibilizados cerca de 100 equipamentos entre caminhão basculante, pá carregadeira e retro escavadeira, beneficiando os municípios de Barra de São Francisco, Rio Bananal, Colatina, Linhares, São Domingos do Norte, Água Doce do Norte, Piúma, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Ibatiba, Guaçuí, Marilândia, Vila Velha, Viana, Cariacica e Serra. O objetivo é minimizar os impactos das chuvas e oferecer apoio às prefeituras na desobstrução de vias e canais.

O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano Iranilson Casado destacou o apoio aos municípios “Já estamos enviando ajuda aos municípios mais atingidos e estamos à disposição para oferecer apoio aos demais municípios que necessitarem”, frisou Casado.

Programa de Limpeza e Desobstrução de Canais

Uma ação preventiva que tem como objetivo amenizar os danos causados pelas fortes chuvas é o Programa de Limpeza e Desobstrução de canais, desenvolvido Sedurb, realizado em parceria com os municípios, e já resultou no desassoreamento de diversos canais.

A ação, desenvolvida desde março, conta com investimento total R$ 5.303.807,00, sendo R$ 2.309.252,00 para intervenções nos municípios do interior e R$ 2.997.282,00 destinada à Região Metropolitana, por meio de assinatura dos termos de cooperação técnica com as prefeituras, visando à prestação de serviços com a disponibilização de equipamentos pesados, assim como apoio técnico e operacional para limpeza e desobstrução de canais nos municípios.

Já foram beneficiados os municípios de Vila Velha, Cariacica, Serra, Marechal Floriano e Fundão. Também contam com a ação, os municípios de Viana, Guarapari, Domingos Martins, Marechal Floriano, Ibatiba, São José do Calçado, Guaçuí, Piúma, Marilândia, Aracruz, Itarana, Ibiraçu, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá.

Conscientização popular

Para que o Programa de limpeza e desobstrução de canais tenha uma continuidade de sucesso ajudando a evitar que a população seja atingida pelos estragos causados pelas fortes chuvas, (vias públicas destruídas, água suja adentrando a casa aumentando o risco de proliferação de doenças, danos materiais que ela provoca como destruição de casas, imóveis comerciais e residenciais, além das lavouras) também é de extrema importância a colaboração e conscientização da comunidade.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini