29/10/2014 14h05 - Atualizado em 18/08/2015 14h15

Chuvas no ES: Sedurb faz balanço de ações preventivas contra enchentes

Há cerca de um ano, o Espirito Santo enfrentava um dos períodos mais chuvosos dos últimos 100 anos, tendo 55 dos seus 78 municípios devastados pelas enchentes e deslizamentos de terra causados pelas chuvas de dezembro de 2013. O saldo negativo ficou por conta dos mais de 60 mil desabrigados que viram tudo que tinham ser levado pelas águas.

Dez meses depois dos desastres causados pelas enchentes no Estado e com a aproximação do período de chuvas, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), mantém uma agenda voltada para prevenção de novos problemas relacionados às mudanças climáticas. Durante todo o ano foram elaboradas medidas para o enfrentamento de uma possível repetição dos eventos do final do ano passado.

A Sedurb, que mesmo antes de dezembro já realizava intervenções na área de limpeza e desobstrução de canais, aumentou a parceria com os municípios capixabas, contemplando com as ações cidades como Barra de São Francisco, Rio Bananal, Colatina, Linhares, São Domingos do Norte, Água Doce do Norte, Piúma, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Ibatiba, Baixo Guandu, Itaguaçu, Vargem Alta, Ibiraçu, São Gabriel da Palha, Itarana, João Neiva, Guaçuí, Marilândia, Vila Velha, Viana, Cariacica e Serra.

Outra preocupação da Sedurb foi a conscientização da população, dialogando diretamente com cada município, apontando maneiras simples de prevenir a obstrução de canais e outras vias de escoamento e orientando a maneira correta de descarte de resíduos.

Durante o período de reconstrução do Estado foram disponibilizados 163 equipamentos entre caminhão basculante, pá carregadeira, retroescavadeira e motoniveladora. A ação, que foi muito importante no primeiro momento de recuperação dos municípios afetados com deslizamentos e acúmulo de água, faz parte do Programa de Reconstrução do ES, criado pelo Governo do Espírito Santo para atender aos municípios em caráter emergencial.

Outra medida tomada pela Sedurb foi a criação do Plano de Redução de Risco, que tem como principal objetivo fazer um levantamento dos principais munícipios com maior potencial de sofrer deslizamentos e enchentes, visando a prevenção de possíveis tragédias.

Plano de Redução de Risco

O Plano de Redução de Risco é mais um dos projetos estratégicos do Governo do Estado e identificou em 17 municípios diversas áreas que necessitam de maior infraestrutura e cuidados. O Plano está inserido no “Programa Capixaba de Adaptação às Mudanças Climáticas”, que visa prevenir e evitar a ocorrência de desastres naturais relacionados a chuvas, enchentes, enxurradas e deslizamentos de encostas. Para a conclusão deste plano o Governo do Estado investiu R$ 5.944.266,05.

Os planos beneficiam 17 municípios capixabas: Viana, Vargem Alta, Ibatiba, Mimoso do Sul, Rio Novo do Sul, Afonso Cláudio, Alegre, Bom Jesus do Norte, Iconha, João Neiva, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Castelo. A escolha das cidades foi feita de acordo com critérios técnicos, baseados nas regiões mais atingidas pelos desastres naturais nos últimos anos.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES:
Priscila Contarini
(27) 3636-5021 / (27) 9645 4694
Email: priscila.contarini@sedurb.es.gov.br/ comunicasedurb@gmail.com Assessora de Imprensa Sedurb / Idurb-ES:
Glória Sarmento
(27) 3636-5002/ (27) 99697 4143