13/06/2008 14h40 - Atualizado em 18/08/2015 10h47

Cohab-ES assina mais quatro convênios do "Programa Nossa Casa"

A Companhia de Habitação e Urbanização do Espírito Santo (Cohab-ES), vinculada à Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), assinou mais quatro convênios, este mês, para a construção de mais 130 unidades habitacionais e reforma de 99 casas, todos pelo "Programa Nossa Casa". Os municípios beneficiados são Itapemirim, Águia Branca e João Neiva, sendo que para este último foram dois convênios, nos quais estão previstas obras de construção e reforma.

O total de investimento será de R$ 2.852.840,01. Deste montante, R$ 2.016.785,18 serão investidos pelo Governo Estado e R$ 836.054,83 pelos municípios. Em Itapemirim serão construídas 100 unidades habitacionais; Águia Branca terá 64 casas reformadas e, em João Neiva, 30 casas serão construídas e 35 reformadas. Com as obras, 229 famílias serão beneficiadas pelo programa. As obras iniciarão ainda neste mês e a previsão de entrega é para o segundo semestre de 2009.

"Programa Nossa Casa"

O cadastro e a seleção das famílias foram previamente feitos pelo município, como está previsto nas regras do "Programa Nossa Casa". As famílias precisam comprovar renda de até R$ 380,00 e estarem inscritas no programa Bolsa Família ou CadÚnico (Cadastro Único - instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda), ambos do Governo Federal.

O "Nossa Casa" foi lançado em maio de 2007, com o objetivo de diminuir o déficit habitacional do Estado, por meio de parcerias com prefeituras e movimentos populares, com a construção de moradias que possuam infra-estrutura básica. O programa tem como meta a construção de unidades habitacionais em áreas urbanas e rurais, beneficiando famílias de baixíssima renda.