13/07/2009 09h11 - Atualizado em 18/08/2015 10h54

Cohab-ES distribui mudas de árvores frutíferas para os moradores de Jabaeté

As famílias do Residencial Jabaeté que estiveram presentes na ‘Campanha de Arborização com Árvores Frutíferas’, realizada neste último sábado (11), em Terra Vermelha, Vila Velha, levaram para casa uma muda de árvore frutífera para plantio em seus quintais. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e da Companhia de Habitação e Urbanização do Estado do Espírito Santo (Cohab-ES), na quadra da Escola Mário Gurgel, com início às 9 horas.

Como encerramento das ações do Projeto Técnico Social, mudas de mamão, acerola, pitanga, goiaba, araçá, limão, laranja e tangerina foram entregues pelos técnicos da Cohab-ES aos moradores, que também ganharam receitas para promover o melhor aproveitamento dos alimentos.

Além disso, houve entrega de um ‘kit’ informativo, constando o ‘Estatuto do Idoso’, o folder do projeto ‘Espírito Santo Sem Lixão’, a ‘Cartilha Entre no Clima’ do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) e um folder de cursos comunitários oferecidos gratuitamente à população. As famílias que não puderam comparecer ao evento irão receber a partir desta segunda-feira (13), a muda, a receita e o ‘kit’ em suas casas.

No Residencial Jabaeté foram investidos pelo Governo do Estado, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), mais de R$ 5 milhões para a construção das 350 moradias, entregues no último ano às famílias de Vila Velha.

Paralelo ao início das obras, um Projeto Técnico Social foi implantado com o intuito de promover atividades de caráter educativo, informativo e de educação social. Como finalização deste Projeto, conforme previsto, os moradores puderam participar de uma palestra sobre arborização com entrega de mudas de árvores frutíferas.

Várias famílias de Jabaeté estiverem presentes no evento.

Antes da entrega das mudas, a consultora ambiental, Warlene Ferreira de Araújo, realizou uma palestra educativa sobre as funções das áreas verdes e os benefícios da arborização. Ela ressaltou o possível aumento da fauna com a existência de mais plantas e o alívio do estresse, devido à conseqüente diminuição do calor e a absorção de ruídos. A consultora ainda destacou a iniciativa do Governo do Estado, que busca conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Durante a palestra, houve também distribuição de lanches para as famílias.

A diretora de Administração e Finanças da Cohab-ES, Helena Zorzal, falou sobre a importância do Projeto para as famílias beneficiadas pelo Programa Nossa Casa. “Por meio do Programa Nossa Casa, o Governo do Estado tem propiciado a muitas famílias, em várias cidades capixabas, a conquistarem o sonho da casa própria. Jabaeté é uma região onde há uma boa perspectiva de crescimento, com a instalação de muitas empresas, inclusive. Por isso mesmo, desenvolver atividades como o Projeto Técnico Social é muito importante para, dentre outras coisas, estimular ações em comunidade e para mostrar a importância de cuidar de maneira participava do local onde se vive”, disse

A assistente social que participou do Projeto Técnico Social, Maria da Conceição Spirito, agradeceu a todos os participantes do Projeto Técnico Social, que durante sua realização desenvolveu os cinco eixos propostos: informação ao beneficiário; mobilização e organização comunitária; educação sanitária e ambiental; geração de trabalho e renda; e integração. A metodologia utilizada foi a participativa e o foco principal eram as experiências e vivências das famílias beneficiadas. Temas como capacitação de liderança, primeiros socorros, prevenção contra incêndio e acidentes domésticos, foram trabalhados com os moradores em oficinas e palestras.

Além da equipe técnica da Cohab-ES e da diretora Helena Zorzal, estavam presentes o diretor de Projetos e Obras, Paulier Storch Vasconcelos, a gerente de Administração Imobiliária, Maria da Penha Gonçalves Juri e a assistente social, Maria Inês Rangel Melo. Representando a comunidade, participaram a diretora Administrativa da Cooperativa de Jabaeté (Coopjabaeté), Maria das Dores Soares, a Presidente da Associação de Moradores de Praia do Recife, Ivone Mello Coutinho e o diretor do Banco Terra, Rosildo Oliveira Ferreira.

Depoimento dos moradores

A aposentada, Maria Cilene de Jesus Santos, 65 anos, falou da sua alegria. “Quando soube que ganharia uma moradia, fiquei impressionada e muito feliz. Acredito que esta mudança tenha me trazido uma vida nova. Eu que já cultivava mudas, pela influência de meu pai, hoje possuo uma horta em casa e agora estou ainda mais contente com o pé de fruta que recebi. Valorizo bastante alimentos saudáveis que são plantados próximo as residências, sem o uso de agrotóxicos”.

Maria Cilene de Jesus Santos.

Já a aposentada Maria do Carmo Gomes, 59 anos, destaca a importância do Projeto no seu dia a dia. “O Projeto Técnico foi muito proveitoso para minha vida. Eu participei de todos os cursos, aprendi muita coisa que transmiti para minha família e meus amigos. Entre elas, conscientizei a população sobre os dias e horários que devemos jogar o lixo fora e cuidados que devemos ter com o sistema de energia elétrica dentro de nossa casa”.

Maria do Carmo Gomes.

“Antes de receber a casa do Residencial Jabaeté, eu pagava aluguel. Quando recebi a moradia, fiquei muito feliz, foi realmente maravilhoso. Próximo a residência, plantei cebolinha e manjericão e espero colher frutas do meu novo pé em breve. Hoje eu sei o quanto a arborização pode beneficiar a população, com a proximidade de animais e diminuição de ruídos e poeira”, ressaltou a cabeleireira, Maria de Fátima Vieira da Silva, 34 anos.

Maria de Fátima Vieira da Silva.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva