27/09/2007 05h05 - Atualizado em 18/08/2015 10h46

Começa nesta quinta-feira (27) a 3ª Conferência Estadual das Cidades

Acontece em Vitória, nestas quinta-feira (27) e sexta-feira (28), a 3ª Conferência Estadual das Cidades, com o lema: “Desenvolvimento Urbano com Participação e Justiça Social”, e o tema: “Avançando na Gestão Capixaba das Cidades Capixabas”. O evento é promovido pelo Governo do Estado e espera a presença de 410 delegados eleitos previamente pelas conferências municipais e regionais, além de autoridades e convidados.

A 3ª Conferência Estadual acontece no hotel Canto do Sol, em Camburi, onde estarão presentes o vice-governador e secretário dos Transportes e Obras Públicas, Ricardo Ferraço, o secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Chamoun, e o prefeito de Vitória, João Coser, além de outras autoridades. No primeiro dia, às 20 horas, o secretário de Economia e Planejamento, José Eduardo Azevedo, fará palestra sobre ‘Saneamento e Habitação – ES 2025’.

A Conferência tem o intuito de reunir vários segmentos da população para debater questões urbanas que são de interesse de todos, votando propostas e elegendo os delegados que irão representar o Espírito Santo na 3ª Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, entre os dias 25 e 29 de novembro deste ano.

Objetivos e propostas

Para representar cada município ou região foram eleitos pelas prefeituras e sociedade civil organizada, 410 delegados que terão como responsabilidade representar as cidades capixabas na Conferência Estadual. Durante o encontro, 36 delegados serão eleitos para representar o Estado na Conferência Nacional.

Os objetivos do evento serão discutir e votar propostas dentro dos temas pré-estabelecidos pelo Ministério das Cidades. São eles: ‘A Política de Desenvolvimento Urbano e Intervenções nas Cidades’ e ‘A Capacidade e Forma de Gestão das Cidades’. Após a aprovação das propostas, elas serão encaminhadas à Conferência Nacional. Na Conferência Estadual, também houve uma subdivisão de temas, que serão debatidos em cinco mesas redondas.

Veja Programação

Karlla Hoffmann