03/09/2013 12h35 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

Começam obras de paisagismo na Avenida Carlos Lindenberg

As obras de reabilitação e restauração da Avenida Carlos Lindenberg estão na reta final e o paisagismo no canteiro central já começou a ser feito. O Governo do Espírito Santo investiu mais de R$ 34 milhões para a realização da obra que tem previsão de ser concluída até o final deste ano, de acordo com a Prefeitura Municipal de Vila Velha, responsável pela execução das intervenções.

Na preparação dos canteiros centrais para receber o paisagismo, já foram assentadas mais de 42 caçambas de terra, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e para a realização do serviço serão utilizadas aproximadamente 3.500 m² de grama, plantas ornamentais e palmeiras. As intervenções, que foram iniciadas no trecho próximo à rotatória da Rodovia Darly Santos, vão avançar no sentido ao bairro da Glória à medida que as obras no local forem sendo concluídas. A PMVV informou ainda que a primeira parte da urbanização será entregue à população na próxima semana.

Intervenções na Lindenberg

O convênio assinado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com a Prefeitura de Vila Velha, prevê a execução de drenagem, pavimentação e urbanização de quase toda a Avenida Carlos Lindenberg, contemplando ainda a construção de calçadas e ciclovia no trecho de seis quilômetros entre a Rodovia Darly Santos e a Avenida Jerônimo Monteiro, e no retorno do bairro da Glória até a Darly Santos. A obra irá beneficiar mais de 40 mil motoristas, além de pedestres, que usam a via diariamente.

Programa Bem Melhor

As intervenções realizadas na Avenida Carlos Lindenberg fazem parte do Programa ‘Bem Melhor’, desenvolvido pela Sedurb. Ações voltadas para a melhoria urbana, construção de locais adequados para o lazer e reurbanização dos espaços públicos são o foco do programa do Governo do Espírito Santo que disponibiliza investimentos para urbanização de áreas inteiras, construção de praças, ciclovias, proporcionando assim mais mobilidade, segurança, lazer e atrativos para os cidadãos capixabas.

“Tratam-se de intervenções realmente necessárias, pois além de revitalizar os espaços, incluir os cidadãos e proporcionar mais mobilidade urbana, com estas obras, é possível oportunizar o desenvolvimento ordenado das regiões, levando condições mais dignas de moradia e fixando as pessoas em seus locais de origem. As ações da Sedurb reforçam a política do Governo de levar melhorias à população em todas as regiões, em especial àquelas que mais necessitam de apoio do Governo do Estado,” pontua o secretário Iranilson Casado.

As intervenções são feitas em diversos municípios do Estado. Na Grande Vitória, a orla de Nova Palestina foi urbanizada e foi feita a dragagem do canal do bairro, totalizando um investimento de mais de R$ 5 milhões. A Praia do Morro, em Guarapari, a orla toda reurbanizada, tornando a região mais atrativa e segura para moradores e turistas. Já o Bairro Laranjeiras, na Serra, está sendo revitalizado para oferecer mais mobilidade a motoristas e pedestres. Só nessa obra serão investidos R$ 42,2 milhões.

Bem Melhor no interior do Estado

Dando continuidade à implantação de projetos que levam melhorias e benefícios para a população, o Programa Bem Melhor também contemplou intervenções no interior do Estado. Em Ponto Belo, a construção de uma ciclovia irá proporcionar mais segurança para ciclistas e pedestres, melhorando a qualidade da infraestrutura urbana. Já no município de Alegre, também por meio do Programa Bem Melhor foi construído um muro de contenção de encostas, impedindo um deslizamento de terra sobre o Rio Conceição. As intervenções somam um investimento de mais de R$ 2,5 milhões.

Comunicação e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini