15/03/2011 05h37 - Atualizado em 18/08/2015 11h06

Comitê de Emergências Climáticas reúne-se para traçar estratégias de atendimento a municípios

O Comitê de Emergências Climáticas do Governo do Estado se reuniu na manhã desta segunda-feira (14), no Palácio Anchieta, para avaliar os danos causados pelas fortes chuvas do final de semana e traçar estratégias emergenciais de atendimento aos municípios.

Desde o início das fortes chuvas no Estado, na semana do feriado de carnaval, o Governo do Estado iniciou os trabalhos de acompanhamento e auxílio às cidades que foram prejudicadas pela ação da natureza. Na última sexta-feira (11), os técnicos da Defesa Civil prestaram atendimento ao município de Alegre e hoje estão em Governador Lindenberg.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) montou um plantão permanente com equipes de conserva, especialmente nos trechos mais atingidos. A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh) está encarregada do atendimento às necessidades básicas da população, como no caso de distribuição de cestas básicas à localidades onde existem desalojados ou desabrigados.

Defesa Civil

A Defesa Civil Estadual, segundo informou o coordenador do órgão, coronel Edmilton Ribeiro, comparece aos municípios atingidos pelas chuvas para auxiliar no trabalho de formulação dos pedidos de decreto de situação de emergência, além de fazer o atendimento social e de prevenção aos desastres naturais. No entanto, ele faz um alerta para a necessidade da implantação da defesa civil em todos os municípios.

“É fundamental que os municípios estruturem as suas defesas civis, para que o trabalho do órgão estadual possa chegar aos mais necessitados mais eficazmente”, relatou. O coronel também lembra que as defesas civis municipais são de extrema importância para que as cidades tenham resposta rápida em caso de eventos climáticos extremos, além do auxílio dos governos Federal e Estadual, inclusive com a destinação de recursos financeiros.

O Comitê

O Comitê de Emergências Climáticas atua na articulação dos órgãos de Governo para conciliar as principais ações em casos de eventos hídricos extremos, como no restabelecimento de abastecimento de água e desobstrução de vias urbanas e vicinais.

“O importante é garantir, neste momento, que a rotina de vida da população afetada volte à normalidade o mais rápido possível”, afirmou o coordenador do Comitê de Emergências Climáticas, coronel Hélvio Andrade. As informações repassadas pela equipe de governo ao Comitê apresentaram números de quase 153 mil afetados pelas chuvas, com 2.200 desabrigados e mais de 4 mil desalojados.

Durante a reunião, também ficou decidido que o Banestes e o Bandes vão estudar propostas de financiamento facilitado para a população das áreas atingidas e que a Sedurb vai trabalhar para levar o Programa “Minha Casa, Minha Vida”, emergencialmente, aos municípios afetados.

Informações para a Imprensa:
Rodolfo Harckbart
Assessor de Comunicação do Governo