02/06/2007 11h32 - Atualizado em 18/08/2015 10h45

Conceição da Barra: 53 famílias de desabrigados recebem novas casas

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Estado do Espírito Santo (Cohab-ES) e da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), entregou, neste sábado (02), as chaves das 53 casas populares do Loteamento Nova Esperança para as famílias desabrigadas pela erosão marítima em Conceição da Barra.

De acordo com o secretário Rodrigo Chamoun, outras 26 unidades habitacionais, nos mesmos padrões das entregues neste sábado, deverão ser construídas no mesmo loteamento. A Prefeitura vai elaborar o projeto que também será incluído no Programa ‘Minha Casa’, desenvolvido Cohab-ES.

Loteamento Nova Esperança

O casal Maria Rosa Alves Rodrigues e José Rodrigues recebeu a chave da casa número 01 do Loteamento. Emocionada, Dona Maria Rosa homenageou o secretário Rodrigo Chamoun com uma cesta, contendo de livros de autores locais.

Um jardim em frente de casa. Este é o presente que a nova moradora do Loteamento, Maria da Ajuda Alves da Silva, prometeu ao diretor-presidente da Cohab-ES, Cláudio Thiago. A promessa será cumprida tão logo ela mude para a nova casa.

O secretário Rodrigo Chamoun disse que se sentia muito feliz em participar da solenidade. "È muita felicidade dar teto a quem não tem onde morar, e realizar o sonho destas 53 famílias prejudicadas pela erosão marítima é muito gratificante".

A partir deste domingo (03), a Prefeitura de Conceição da Barra vai colocar à disposição dos moradores caminhões para o transporte das mudanças. Desde que foram ‘expulsos’ da Bugia, devido à erosão marítima que destruiu suas casas, as 53 famílias estavam abrigadas em duas pousadas, pagas pela administração municipal.

O Estado investiu R$ 747.436,29 na construção das moradias por meio do Programa ‘Minha Casa’, em parceria com a Prefeitura. Os terrenos foram disponibilizados pela municipalidade e possuem total infra-estrutura, como abastecimento de água e energia elétrica, coleta de esgoto e lixo, além de equipamentos de uso comunitário.

As 53 famílias contempladas tiveram as residências destruídas pelo avanço do mar na região onde se encontra o bairro Bugia. Elas foram cadastradas pela Prefeitura e não vão precisar pagar pelas novas casas.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Karlla Hoffmann