05/08/2008 14h14 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

Consórcios Regionais do ‘ES sem Lixão’ serão discutidos em São Mateus e Colatina

Mais uma etapa do projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’ será discutida nos municípios de São Mateus e Colatina, nesta quarta-feira (06). O secretário de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli e o subsecretário de Programas Urbanos, Carlos Roberto de Lima, irão se reunir com as administrações municipais para tratar da estruturação dos Consórcios Regionais das regiões Norte e Doce Oeste.

“Essa é a primeira etapa a ser vencida, depois da assinatura do Protocolo de Intenções pelos municípios e a ratificação destes pelas câmaras municipais e Assembléia Legislativa. Ficou definido no protocolo em cada região que a sede dos consórcios será abrigada no município que tiver maior população. No caso das regiões Norte e Doce Oeste, São Mateus e Colatina é que apresentam tal prerrogativa”, explicou Carlos Roberto.

O subsecretário ressaltou que, paralela à essa etapa, outras providências já estão sendo tomadas. “Também informaremos nesta reunião, os procedimentos que estão sendo tomados na Sedurb para contratação da empresa que irá elaborar os projetos executivos dos Sistemas Regionais de Destinação Final Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), que será feita por meio de licitação”.

"Espírito Santo sem Lixão"

O ‘Espírito Santo sem Lixão’, é um dos 21 projetos prioritários das Diretrizes Estratégicas 2007-2010 do Governo do Estado, e propõe a criação de uma infra-estrutura de destinação final adequada para 100% dos RSU produzidos no Estado. O Governo Estadual irá investir recursos financeiros para a construção de quatro sistemas regionais nas regiões Norte, Doce Oeste, Sul Serra e Litoral Sul.

O Espírito Santo foi dividido em seis regiões na fase de estudos para implantação dos sistemas. As regiões Metropolitanas e Doce Leste já destinam seus Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) para aterros sanitários privados, levando à priorização das outras quatro regiões para implantação do projeto.

Os Sistemas Regionais serão compostos por Estações de Transbordo, Transportes Regionais e Aterro Sanitário Regional. A gestão e a regulação dos quatro Sistemas serão feitos por meio de Consórcios Públicos Regionais, constituídos pelo Estado e municípios, que ainda prestarão assessoria às gestões municipais para estruturação, sustentabilidade e aprimoramento da prestação de serviços locais de limpeza pública e gestão dos RSU.

Aos municípios caberá o rateio do consórcio e despesas com operação do sistema; remediar os lixões e recuperar as áreas degradadas e fomentar a recuperação econômica de resíduos sólidos (reciclagem e compostagem).

Regionalização
Região Municípios
Metropolitana

Vitória, Vila Velha, Serra, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Cariacica, Domingos Martins e Marechal Floriano.

Doce Leste

Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Santa Teresa e Fundão.

Norte

Ecoporanga, Mucurici, Montanha, Ponto Belo, Pedro Canário, Pinheiros, Água Doce do Norte, Boa Esperança, Conceição da Barra, Vila Pavão, Barra de São Francisco, Nova Venécia, São Mateus e Jaguaré.

Doce Oeste

Mantenópolis, Águia Branca, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Alto Rio Novo, Pancas, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Colatina, Marilândia, Baixo Guandu, Itaguaçu, São Roque do Canaã, Laranja da Terra, Itarana e Afonso Cláudio.

Litoral Sul

Vargem Alta, Alfredo Chaves, Guarapari, Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul, Piúma, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Mimoso do Sul, Muqui, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte e Apiacá.

Sul Serrana

Brejetuba, Ibatiba, Irupi, Iúna, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Castelo, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Alegre, Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim e Atílio Vivácqua.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva