06/02/2012 07h42 - Atualizado em 18/08/2015 11h44

Construção da Ponte Shell-Interlagos avança em Linhares

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), está investindo R$ 15 milhões na construção de mais uma importante ponte em Linhares, no Norte do Estado. A obra visa reduzir a ocorrência de engarrafamentos, garantindo a execução do projeto que proporcionará maior mobilidade urbana no município.

Ano após ano, Linhares se consolida como um dos principais destinos de grandes companhias que chegam ao Estado trazendo investimentos nos mais variados setores. Mas ao mesmo tempo em que vê sua economia em crescimento, a cidade começa a enfrentar o problema da falta de alternativas para o trânsito, ocasionada pelo aumento do número de veículos nas ruas.

A ponte será a principal alternativa de acesso entre os bairros Interlagos, Shell, e Centro da cidade. Com o novo trajeto, motoristas e pedestres não terão necessidade de, obrigatoriamente, passar pela BR 101, onde o fluxo de veículos – principalmente carretas, já é intenso nos dois sentidos. Com a conclusão dos serviços, estima-se que aproximadamente 40 mil pessoas sejam diretamente beneficiadas.

A estrutura terá 110m de extensão por 15,5m de largura, e atravessará a Lagoa do Aviso, interligando as regiões em questão. O projeto envolve a construção de duas vias para automóveis (mão e contramão), uma ciclovia e passarela para deslocamento da população.

A construção da ponte é realizada pela Sedurb em parceria com a Prefeitura Municipal de Linhares. O valor total da obra é de R$ 18,1 milhões e a pasta Estadual é responsável pelo repasse de R$ 15 milhões.

À frente da Sedurb, o secretário em exercício, Marcos Vicente, contextualizou o bom momento econômico pelo qual Linhares passa, com a necessidade de uma nova alternativa para o trânsito local: “Linhares vive um momento muito positivo em sua história e tem sido constantemente escolhida para abrigar empresas até internacionais. Porém, como toda cidade polo, já enfrenta problemas de mobilidade que ocasionam retenções de veículos em vias importantes”.

“A Ponte Shell-Interlagos está sendo construída exatamente para desafogar o trânsito em duas regiões populosas da cidade e ser alternativa ao motorista que precisa ir do Centro aos bairros em questão, ou vice-versa”.

No estágio atual, as obras concentram-se na conclusão das duas cabeceiras e da construção das vigas de sustentação da Shell-Interlagos. Assim que esta etapa for concluída, serão instalados os tabuleiros da ponte – vias por onde circulam os automóveis. O projeto deve ser concluído ainda no primeiro semestre desse ano.

Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani 3636-5021 / 9774-6543