29/02/2012 06h01 - Atualizado em 04/05/2016 16h32

Construção de 296 residências do Programa Nossa Casa entra na fase final em sete municípios

Famílias carentes de sete municípios capixabas estão prestes a deixar de vez as residências inapropriadas em que vivem para ocupar imóveis seguros e que proporcionam maior qualidade de vida. De Norte a Sul do Estado, 296 unidades habitacionais construídas com recursos do Governo do Espírito Santo estão em fase de conclusão e devem ser entregues aos moradores contemplados já entre os meses de Março e Abril.

As obras fazem parte do Programa Nossa Casa e são realizadas por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES). No total, são 15 casas em etapa de finalização em Ibiraçu, 22 em Vila Valério, 40 em Ibitirama, 46 em Ecoporanga, 50 em Muniz Freire, 47 em Boa Esperança, e 76 em Montanha. O investimento do Governo do Estado para a execução dos empreendimentos é de R$ 7,6 milhões.

Todas as casas populares possuem dois quartos, sala cozinha, banheiro, e área externa de serviços. As unidades também estão interligadas a Sistemas de Tratamento de Água e Esgoto, e são destinadas a pessoas de baixa renda, cadastradas no Bolsa Família ou CadÚnico do Governo Federal, ou que vivem em áreas vulneráveis a deslizamentos de terra ou alagamentos provocados pela chuva.

Em todas as cidades, estão sendo realizados serviços finais de pintura e pavimentação ou nivelamento das vias que integram os residenciais. Os calçamentos, neste caso, são de responsabilidade das respectivas prefeituras.

“A conclusão das habitações demonstra que o Governo está empenhado no compromisso de levar mais igualdade à população capixaba. Em breve teremos diversas famílias recebendo casas mais dignas e com infraestrutura adequada. É importante ressaltar ainda que a construção desses imóveis acontece pela parceria firmada com o município que, após a construção, promove os Trabalhos Técnico-sociais exigidos pelo Programa Nossa Casa, que capacitam os beneficiados a gerar renda para si próprios”, pontuou a diretora-presidente do Idurb-ES, Helena Zorzal.

Até o final do ano estão previstas as entregas de mais mil unidades habitacionais, beneficiando também famílias de Viana, Cariacica, Alto Rio Novo, Pancas, Mantenópolis, Ponto Belo, Mucurici, Água Doce do Norte, Pinheiros, Afonso Claudio, São Roque do Canaã, Bom Jesus do Norte, e Barra de São Francisco. Em todos os municípios contemplados, o Programa Nossa Casa investe R$ 23.775.330,52.

Programa Nossa Casa

O Programa Nossa Casa atende a famílias com renda de até três salários mínimos, inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) ou no Programa Bolsa Família. Também são beneficiados moradores que residem em áreas de risco ou que foram afetados pelas chuvas.

O Programa Nossa Casa possui diferentes modalidades para disponibilização de recursos: por meio da Resolução 460 (CEF); com recursos provenientes do Pró-Moradia (Governo Federal); com investimento exclusivo do Governo Estadual; ou em parceria com os municípios.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação - Sedurb / Idurb-ES
Max Torezani
3636-5021 / 9774-6543
comunicasedurb@gmail.com
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard