20/11/2013 07h27 - Atualizado em 04/05/2016 16h33

Diretora-presidente do Idurb participa de Semana da Consciência Negra em São Mateus

Nessa segunda-feira (18) a diretora-presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Idurb) esteve presente na Semana da Consciência Negra, realizada no município de São Mateus. O evento, que teve início no último domingo (17) e segue até o próximo sábado (23), visa celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. Fazem parte da programação do evento oficinas culturais, shows e seminários, com representantes de entidades relacionadas à causa.

Durante a cerimônia, a diretora participou do debate “Moradia para Quilombola Pescador” e destacou as ações do programa Nossa Casa, que visa diminuir o déficit habitacional capixaba. “Nosso compromisso é ofertar moradia mais digna, conforto e segurança para todas as famílias do Estado”, frisou Raquel.

Programa Nossa Casa

O Programa Estadual Nossa Casa possui três modalidades para disponibilização de recursos: em parceria com a Caixa Econômica Federal; com recursos provenientes do Pró-Moradia, do Governo Federal; ou ainda com recursos exclusivos do Governo Estadual. Em alguns casos, ainda há parceria com as prefeituras.

O programa tem como foco famílias com renda de até três salários mínimos, incluídas no Cadastro Único, com atendimento prioritário para famílias do Programa Incluir e que residam em áreas de risco e nos aglomerados do Programa Estado Presente.

Desde 2011, o programa já beneficiou 2.068 famílias em vários municípios capixabas, com investimento de R$ 64,3 milhões e a previsão é de que até o segundo semestre de 2014 mais 2.032 unidades habitacionais sejam entregues, beneficiando 1.588 famílias de áreas urbanas e 474 em áreas rurais, com investimento superior a R$ 60 milhões, sendo R$ 23,8 milhões de recursos de Tesouro Estadual e a diferença do Governo Federal.

Serão beneficiados os municípios de Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Itapemirim, Marataízes, Piúma, Castelo, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Vargem Alta, Apiacá, Alegre, Guaçuí, Iúna, Muniz Freire, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Sooretama, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, São Roque do Canaã, Vila Valério, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Nova Venécia, Águia Branca, Vila Pavão, Itaguaçu e Itarana.

Serviço:

Dia Nacional da Consciência Negra
20/11 – Devolutiva da III Conferência da Igualdade Racial.

21/11 - Capacitação de Gestão e Políticas Públicas de Gênero e Raça em São Mateus. Das 08h às 12h no Cepe, direcionado aos profissionais da área de segurança, saúde, educação e assistência.

23/11 – “A ação Maria da Penha vai ao Quilombo”, acontece como atividade dos 16 dias de ativismo, o dia todo, no Quilombo de São Domingos, em Conceição da Barra (Norte do Estado). Atenderá às mulheres quilombolas dos municípios de Conceição da Barra e São Mateus que participarão do 10º Festival do Beiju realizado de 22 a 24 de novembro.

Comunicacão e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini