11/09/2008 14h49 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

Empresários da construção civil e autoridades visitam obras do Programa Águas Limpas

Uma comitiva formada por empresários capixabas do ramo da construção civil, pela diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sindcon-ES), pelo secretário estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Carnelli, e diretores da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) visita, na manhã desta sexta-feira (12), algumas das principais obras do Programa Águas Limpas.

O roteiro começa pelo reservatório de água do bairro Garoto, em Vila Velha, seguindo para o reservatório do Morro do Pico e para a Estação de Tratamento de Água de Caçaroca, em Cariacica. Depois a comitiva se dirige ao reservatório de Pedreiras, em Santo Antônio, em Vitória, concluindo com a visita à Estação de Tratamento de Esgoto de Araçás. O Programa Águas Limpas prevê investimentos de mais de R$ 1 bilhão, no período de 2003 a 2011.

Em Vila Velha, estão sendo construídos dois centros de reservação de água: o do bairro Garoto e o de Araçás. Os investimentos trarão melhorias significativas ao abastecimento de água tratada para cerca de 270 mil habitantes.

As obras do reservatório Garoto estão divididas em duas etapas, com a construção de duas câmaras com capacidade total para armazenar 10 milhões de litros de água. O sistema de reservação também contará com 1.700 metros de redes de água e uma bomba capaz de bombear 17 milhões de litros de água por dia. O valor do investimento é de R$ 9,7 milhões.

O sistema de reservação de Araçás, no valor de R$ 8,9 milhões, terá capacidade para armazenar 6,5 milhões de litros de água tratada. Também serão construídos 2,6 mil metros de redes de água para alimentar o reservatório e interligá-lo à rede de distribuição. A bomba que compõe o sistema terá capacidade para bombear 18,4 milhões de litros de água por dia.

Em Cariacica, o reservatório de água no Morro do Pico, no valor de R$ 8 milhões, terá capacidade para 8 milhões de litros. O sistema de captação e tratamento de água do rio Jucu também está recebendo investimentos de R$ 10,6 milhões. As obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Caçaroca vão ampliar sua capacidade de produção diária de 17,3 milhões de litros para 33,9 milhões de litros de água tratada. O sistema será complementado por 4,2 mil metros de redes e duas elevatórias de água tratada.

Vitória será contemplada com a construção do centro de reservação de água de Pedreiras/Santo Antônio, composto de reservatório, elevatória e rede adutora, que vai beneficiar os moradores dos bairros Nova Palestina I e II, Ilha das Caieiras, Santo André, Redenção, Comdusa, Grande Vitória, Joana D’Arc, São José, São Pedro, Santos Reis, Universitário e Estrelinha. O valor da obra é R$ 6,1 milhões.

ETE Araçás

A ETE Araçás atende a 50 mil pessoas dos bairros Praia da Costa, Boa Vista, Cocal, Coqueiral de Itaparica, Cristóvão Colombo, Divino Espírito Santo, Ibes, Itaparica, Itapoã, Jardim Colorado, Parque Residencial Boa Vista, Santa Inês, Santa Mônica, Soteco, Vila Nova e Vista da Penha.

O sistema é composto de nove estações elevatórias e mais de 77 quilômetros de redes coletoras. As obras foram concluídas em agosto de 2003, dentro do Programa de Despoluição e Saneamento do Espírito Santo (Prodesan), com recursos provenientes de empréstimo junto ao Banco Mundial (Bird) e do próprio Governo do Estado do Espírito Santo.

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira