21/01/2009 16h02 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Empresas apresentam propostas à Sedurb na manhã desta quarta (21)

Na manhã desta quarta-feira (21), foram abertas as propostas apresentadas por três empresas, duas do Rio de Janeiro e uma de São Paulo, referentes ao Edital de Concorrência nº 001/2008, lançado pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), para contratação de empresa especializada para supervisão e elaboração de estudos e projetos dos Sistemas Regionais de Destinação Final Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do projeto prioritário do Governo do Estado, ‘Espírito Santo sem Lixão’. A reunião foi realizada na Sedurb.

De acordo com o presidente da Comissão Especial de Licitação e subsecretário de Saneamento e Habitação da Sedurb, Eduardo Loureiro Calhau, essa é apenas a primeira fase da Concorrência. “A Concorrência tem três etapas. Hoje nós abrimos os envelopes com a documentação das empresas que será avaliada até a próxima semana. Para cada etapa concluída, publicaremos o resultado no Diário Oficial”, explicou.

“A empresa especializada será contratada para identificar duas ou três áreas em cada uma das quatro regiões onde deverão ser implantados os Sistemas Regionais, para que o Governo escolha, dentre as opções apresentadas, os locais ideais”, explicou o subsecretário de Programas Urbanos da Sedurb e gerente do Projeto, Carlos Roberto de Lima.

De acordo com Carlos Roberto, a empresa ainda vai realizar todo o processo de licenciamento ambiental dos locais escolhidos, juntos aos órgãos ambientais. “A empresa fará a obtenção das licenças prévias e de instalação dos empreendimentos. Além disso, ela vai fazer todos os projetos executivos. As áreas precisam atender as exigências legais, ambientais e também deverão ser avaliadas a viabilidade econômica e a logística”, ressaltou.

A empresa, em seus estudos para a realização dos projetos executivos, irá identificar a necessidade de implantação de infra-estrutura básica e os acessos viários que atendem as prerrogativas do projeto ‘Espírito Santo sem Lixão’. Ela também irá preparar a regulação e o edital para as futuras concessões para as operações dos Sistemas Regionais, que serão compostos por Estações de Transbordo, Transportes Regionais e Aterro Sanitário Regional, para atender as regiões Norte, Doce Oeste, Litoral Sul e Sul Serrana.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva