06/02/2009 12h44 - Atualizado em 18/08/2015 10h53

Empresas estaduais de saneamento têm novo Manual de Contabilidade

O novo Manual de Contabilidade das 24 companhias integrantes da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe) será apresentado nesta sexta-feira (06), às 9 horas, no Kubistchek Plaza Hotel, em Brasília. O documento é considerado um marco histórico, porque atende à Lei 11.445/07, que determina as diretrizes em nível nacional para o setor de saneamento.

Segundo o coordenador da Câmara Técnica de Contabilidade e Finanças da Aesbe e gerente financeiro da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Edmar José Zorzal, o Manual dará mais transparência aos resultados obtidos pelas empresas estaduais do setor e também vai criar um padrão para os registros contábeis das empresas.

”Todas as companhias vão indicar as receitas e as despesas da mesma forma. Isso facilitará a análise e a comparação dos indicadores financeiros e econômicos das empresas. Outro aspecto importante desse documento é que companhias já vão estar aptas à fiscalização das agências estaduais reguladoras dos serviços de saneamento no que se refere à contabilidade. Sem dúvida, isso é um avanço”, enfatizou Zorzal.

O Manual de Contabilidade foi resultado de um trabalho desenvolvido durante 12 meses pelos componentes da Câmara Técnica de Contabilidade e Finanças da Aesbe. Além disso, possibilita que as empresas estaduais de saneamento estejam de acordo com o padrão internacional contábil estabelecido pelo International Financial Reporting Standard (IFRS).

Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan
Leila Oliveira