24/11/2010 12h56 - Atualizado em 18/08/2015 11h05

Engenheiro e analista da Sedurb visitam áreas que irão abrigar aterros sanitários e estações de tratamento do ‘ES sem Lixão’

Dando continuidade à série de visitas técnicas aos locais que irão abrigar os aterros sanitários e estações de transbordo do Projeto “Espírito Santo Sem Lixão”, uma equipe da Secretaria de Estado de Saneamento Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), percorre, nesta quinta (25) e sexta-feira (26), mais seis municípios que integram os consórcios públicos regionais para Destinação Adequada dos Resíduos Sólidos Urbanos das regiões Norte e Doce Oeste (Conorte e Condoeste).

Desta vez, o engenheiro Mario Luis Almeida e o analista administrativo Rodrigo Zambon visitam as cidades de Boa Esperança, Montanha e São Mateus - municípios que já possuem áreas definidas para abrigar as obras do projeto na Região Norte. Na ocasião, eles se reúnem com a prefeita de Montanha e presidente do Conorte, Iracy Baltar. O local identificado para construção de estação de transbordo em São Domingos do Norte, integrante da Região Doce Oeste, também será visitado.

Em todos os municípios, estão previstas inspeções “in loco” aos pontos onde serão construídas as estações de transbordo do “ES sem Lixão”. Almeida explica que os encontros acontecem pela necessidade de reunir informações mais detalhadas sobre as regiões do projeto, bem como identificar pontos fortes ou de eventual dificuldade dessas áreas.

“É importante ir ao próprio local, assim, identificamos eventual dificuldade ou detalhes que nos forneçam subsídios para, se for o caso, melhorar ainda mais os projetos de engenharia“, destacou. Também estão previstas visitas às prefeituras dos municípios de Mucurici e Ponto Belo, norte do Estado.

Investimento

O Governo do Estado, por intermédio da Sedurb, está investindo aproximadamente R$ 50 milhões para a implantação de três Sistemas Regionais de Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

Com a implantação dos Sistemas Regionais, o Governo do Estado objetiva a destinação correta de todo o lixo produzido e coletado que, nas três regiões, chega a uma média de 1.100 toneladas/dia. Em contrapartida, os municípios deverão exterminar os lixões existentes e recuperar as áreas por eles degradadas.

Estudos realizados pelo Governo do Estado dividiram o Espírito Santo inicialmente em seis regiões: Metropolitana, Doce Leste, Norte, Doce Oeste, Litoral Sul e Sul Serrana. As duas primeiras já contam com aterros sanitários licenciados. Já as regiões Sul Serrana e Litoral Sul foram unificadas em função da não adesão dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari. Logo, as regiões do projeto são Norte, Doce Oeste e Sul Serrana.

Os principais elementos que nortearam esta divisão foram: o total da produção de resíduos do conjunto de municípios, a partir de 200 toneladas por dia (t/dia), na busca dos benefícios de escala econômica; a malha viária regional, para que o transporte dos RSU seja feito apenas por estradas pavimentadas; e a busca da melhor logística com menores custos operacionais.

Cada Sistema a ser instalado nas regiões Norte, Doce Oeste e Sul Serrana é composto por um Aterro Sanitário Regional licenciado, logística de transporte e estações de transbordo regionais, em número determinado pela escala de produção de RSU. O Governo vai construir todas as estruturas necessárias nas regiões prioritárias, com recursos próprios.

Regionalização

Região Norte: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Sooretama e Vila Pavão.

Região Doce Oeste: Afonso Cláudio, Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Região Sul (unificada): Alegre, Atílio Vivácqua, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire, Venda Nova do Imigrante, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Assessoria de Comunicação Sedurb / Idurb-ES
Cynthia Silva / Max Torezani