12/02/2014 09h37 - Atualizado em 18/08/2015 14h11

Equipe da Sedurb visita Marechal Floriano para discutir plano de redução de risco

Uma equipe da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) visitou o município de Marechal Floriano nesta segunda-feira (10) para acompanhar os trabalhos dos Planos Diretores e Projetos de Engenharia na área de contenção de risco. As ações, que fazem parte dos projetos estratégicos do Governo e estão incluídas no “Programa Capixaba de Adaptação às Mudanças Climáticas, têm como objetivo prevenir e evitar a ocorrência de desastres naturais relacionados a chuvas, enchentes, enxurradas e deslizamentos de encostas. O investimento de R$ 5.174.269,39.

Durante a visita, o subsecretário de Saneamento e Habitação da Sedurb, Eduardo Calhau, percorreu localidades apontadas como áreas de risco, junto com o prefeito Antonio Gobbi e autoridades locais. A equipe da Sedurb, junto com a gestão municipal, também avaliou as soluções técnicas propostas pelo consórcio que elaborou os estudos para redução das inundações no braço sul do Rio Jucu, córrego Batatal e Rancho Alegre.

O consórcio contratado para elaboração dos planos, conta com a participação de profissionais do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Instituto de Geotécnica do Rio de Janeiro (Geo-Rio).

O subsecretário da Sedurb, Eduardo Calhau, explicou que o enfrentamento do problema depende também da mobilização da própria sociedade. “Este trabalho visa acima de tudo a prevenção, por meio de planejamento e projetos com foco na sustentabilidade e no crescimento ordenado,” pontuou o subsecretário.

A ação beneficia 17 municípios capixabas: Afonso Cláudio, Alegre, Bom Jesus do Norte, Castelo, Domingos Martins, Guaçuí, Ibatiba, Iconha, João Neiva, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Vargem Alta e Viana. A escolha foi feita de acordo com critérios técnicos, baseados nas regiões mais atingidas pelos desastres naturais nos últimos anos.

Em Marechal Floriano, o plano está em fase de conclusão, estando prontas as etapas de diagnóstico e prognóstico de inundações e risco geológico e propostas de ações estruturais e não estruturais
O principal objetivo do Plano Diretor de Águas Pluviais/ Fluviais (PDAP) e do Plano Municipal de Redução de Risco Geológico (PMRR) é mapear e classificar as áreas de risco geológico e de inundação no município, visando reorientar a ocupação urbana, para que ela ocorra de forma ordenada e segura, além de propor intervenções físicas (obras) e identificar ações de prevenção.

Planos

O Plano Diretor de Águas Pluviais/ Fluviais (PDAP) é a ferramenta para implementação de políticas públicas que visam suavizar os efeitos de chuvas intensas, e para o planejamento dos investimentos em infraestrutura de drenagem, considerando a integração do uso e ocupação do solo de forma a minimizar seus impactos no escoamento das águas pluviais e fluviais.

Plano Municipal de Redução de Risco Geológico (PMRR) visa o planejamento para orientação aos municípios na execução de ações para prevenção e redução do risco de deslizamento de encostas.

Os planos serão integrados dentro do Programa Municipal de Redução de Riscos, a fim de consolidar o planejamento municipal para a prevenção e redução de riscos geológico e de inundação do município, aliando instrumentos de gestão urbana e de planejamento do uso e ocupação do solo a soluções de engenharia.

Comunicação e Mkt Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini