25/03/2013 09h49 - Atualizado em 18/08/2015 14h08

ES investe mais de R$ 1,7 mi na limpeza de canais em Vila Velha


O Governo do Espírito Santo está investindo R$ 1.768.650,00, por meio da Secretaria de saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), na desobstrução e limpeza de canais em Vila Velha. O termo de cooperação técnica com a Prefeitura, objetivando a prestação de serviços com equipamentos pesados, assim como o apoio técnico e operacional, necessários, foi assinado na ultima semana. Nesta segunda-feira (25) as máquinas já estavam nas ruas do município e iniciaram as intervenções pelo canal da Costa, na altura da Avenida Respendlor, próximo ao Colégio PIO XII.


Dentre os equipamentos disponibilizados estão: caminhão tanque, caminhão basculante, caminhão basculante, escavadeira hidráulica, moto niveladora, pá carregadeira pneumática, retroescavadeira, escavadeira de mandibulo de arraste e conjunto moto bomba.


Desobstrução


A proposta de limpeza e desobstrução inclui as bacias hidrográficas que não possuem obras estruturantes contratadas ou em andamento. As intervenções, a principio, serão nos trechos de canais que não possuem quaisquer revestimentos (canal aberto), e que oferecem condições de receber equipamentos mecanizados em suas laterais.


O secretário da Sedurb, Iranilson Casado, informa que outras áreas também afetadas pelas fortes chuvas da semana passada podem ser beneficiadas. “Esta limpeza tem como objetivo retirar os materiais orgânicos e inorgânicos acumulados no leito dos canais, de forma a contribuir com a desobstrução dos locais, restabelecendo a seção de vazão existente”.


O prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, agradeceu o apoio do Governo do Estado e ressaltou a importância das obras para os moradores do município. “Estas obras serão muito importantes, principalmente para moradores de bairros como o Itapuã, que sofrem com constantes alagamentos”, pontuou.


Bacias hidrográficas contempladas


1 – Bacia Hidrográfica do Rio Aribiri:
a) Rio Aribiri – extensão parcial;
b) Canal Vila Batista – extensão parcial;
c) Canal Cobilândia – extensão total;
d) Canal Jardim Marilândia – extensão total;
e) Canal Santos Dumont – extensão parcial;
f) Canal Novo México – extensão parcial;


2 – Bacia Hidrográfica do Canal da Praia da Costa:
a) Canal da costa – extensão parcial;
b) Canal Bigossi – extensão parcial;


3 – Bacia Hidrográfica do Canal Guaranhuns:
a) Canal Guaranhuns – extensão parcial;
b) Canal Darly Santos – extensão parcial;


4 – Bacia Hidrográfica do Canal São Torquato:
a) Canal São Torquato/Vale – extensão parcial


5 – Bacia Hidrográfica do Rio do Congo:
a) Canal do Congo – extensão parcial

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicacão - Sedurb / Idurb-ES
Priscila Contarini / Maria da Glória Sarmento
3636-5021 / 9645-4694 / 96974143
priscila.contarini@sedurb.es.gov.br
gloria.sarmento@sedurb.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard