12/08/2013 10h27 - Atualizado em 18/08/2015 14h09

ES investe R$ 9 milhões em obras urbanas no Centro de Vila Velha

O Governo do Espírito Santo está investindo, aproximadamente, R$ 9 milhões em obras de recapeamento asfáltico, drenagem e pavimentação de algumas das principais vias de Vila Velha. A ação tem levado resultados positivos à população e já contempla a Avenida Champagnat e as ruas Jair de Andrade e Henrique Moscoso.

As obras são viabilizadas por meio de convênio entre a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Prefeitura de Vila Velha. As intervenções visam contribuir para um melhor desempenho do sistema de drenagem, promovendo a recuperação dos seus dispositivos e como beneficio, ocorre o pleno escoamento das águas das chuvas, reduzindo alagamentos e inundações, possibilitando maior e melhor acesso aos principais pontos da região.

Para o secretário da Sedurb, Iranilson Casado, os investimentos vêm reforçar o compromisso do Governo do Estado em levar mais mobilidade e qualidade de vida para os capixabas. “As obras realizadas em infraestrutura urbana se estendem também por todos os 78 municípios capixabas, levando mais segurança e mobilidade para pedestres e motoristas que trafegam pelas avenidas. A necessidade de obras nestas vias já era visível e o alinhamento dessas ações urbanas proporciona maior valorização da região e o aumento da demanda no comércio”, reforça Casado.

As intervenções totalizam a extensão de 126.729,12 m² de vias urbanas e abrangem as seguintes ruas e avenidas: Avenida Jerônimo Monteiro, Avenida Champagnat, Avenida Luciano das Neves, Rua Belém, Rua Cabo Aílson Simões, Rua Césa Alcure, Rua Dr. Jair de Andrade, Rua Henrique Moscoco, Rua Jorge Rizk, Rua Leila Diniz e Rua Olegário Mariano, situadas no município.

Aumento do movimento no comércio

Alguns comerciantes afirmam que o movimento no comércio tem melhorado após o recapeamento asfáltico e a pavimentação das vias. É o que cita a atendente Marilene Gurtler, 31 anos, que trabalha em uma floricultura na Avenida Champagnat, um dos principais pontos de comércio de Vila Velha. "Achei que as obras foram bem rápidas. Até agora não tivemos transtorno, muito pelo contrário, o fluxo de pessoas no comércio até aumentou, principalmente o de idosos”, afirmou Marilene.

Já para Ana Carolina,18 anos, que trabalha em uma lanchonete na Rua Henrrique Moscoso, as obras contribuíram para a melhoria da paisagem do local. "Essa área estava realmente precisando receber esse recapeamento asfáltico, a paisagem melhorou muito além do movimento”, disse.

Mais segurança

A recuperação asfáltica, a implantação da sinalização horizontal e vertical contribuirão diretamente para o aumento da segurança no trânsito, tanto para motoristas, quanto para pedestres. Todas as intervenções realizadas em Vila Velha e em outros municípios da Grande Vitória visam à melhoria da mobilidade urbana levando mais conforto para a vida dos cidadãos capixabas.

O aposentado Hilário Ribeiro, 67 anos, morador na Rua Jair de Andrade, onde as obras já estão bem adiantadas, ressaltou a importância das intervenções para os moradores. "A obra esta bem adiantada, já é possível perceber a diferença. Acho que essas mudanças são de grande de importância para a segurança dos usuários e a área fica mais valorizada", disse.

Programa Rua Nova

As obras em andamento fazem parte do programa Rua Nova desenvolvido pela SEDURB, uma parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras dos municípios contemplados pelo programa. O Programa Rua Nova visa à execução de projetos de pavimentação, drenagem e recapeamento asfáltico de vias de circulação de pedestres e veículos em regiões com vias já desgastadas de forma a garantir maior mobilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os efeitos das chuvas. O projeto já foi desenvolvido com a pavimentação e drenagem nos bairros Terra Vermelha, Ulisses Guimarães e Normília da Cunha, localizados em Vila Velha, a revitalização da Av. Carlos Lindenberg também em andamento no município, a construção do Anel Viário em Mucurici e a construção da Ponte Shel, em Linhares.