08/05/2014 12h39 - Atualizado em 18/08/2015 14h15

<font size=2 face=Verdanacolor=red>ES Sem Lixão: Motoristas de prefeituras beneficiadas com equipamentos recebem orientações</font>

Alguns dos municípios beneficiados com a entrega dos equipamentos do Programa ES Sem Lixão receberam na manhã desta quinta-feira (08) orientações técnicas para o manuseio e o funcionamento correto dos veículos. O evento, que aconteceu no pátio da Contauto, em Laranjeiras, na Serra, contou com palestras e orientações práticas direcionadas aos motoristas que utilizarão os equipamentos.

O motorista Alysson Pereira Palmeira, 37 anos, trabalha na prefeitura de João Neiva, e achou muito importante as orientações recebidas durante o encontro. Para Alysson, estes equipamentos possuem comandos mais modernos que os carros com os quais está acostumado a trabalhar. “É um conhecimento que só tem a acrescentar na minha profissão e que fará diferença no manuseio diário dos equipamentos”, frisou.

O chefe de oficina da Concessionária Contauto, Daniel Magno Oliveira, responsável pela orientação aos motoristas, afirma que os novos equipamentos possuem recursos muito mais modernos e eficientes que os caminhões tradicionais, com os quais os motoristas estão acostumados a trabalhar.

“É importante que estes profissionais conheçam os mecanismos com os quais vão lidar quase que diariamente. Com as orientações eles serão capazes de aproveitar o máximo de recursos com os equipamentos oferecem”, afirmou Daniel.

Além de receberam as orientações práticas, os motoristas também receberam um manual com qual poderão tirar suas dúvidas diárias sobre a manutenção do equipamento.

ES Sem Lixão

Os serviços de coleta e o transporte de lixo em 45 municípios capixabas receberam reforço com a entrega de 78 veículos e equipamentos adquiridos pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A entrega foi realizada no dia 08 de abril e a aquisição contou com investimento de R$ 8.861.437,71.

Foram atendidos os municípios de: Afonso Cláudio, Colatina, João Neiva, São Gabriel da Palha, Santa Maria de Jetibá, Água Doce do Norte, Ecoporanga, Pedro Canário, Sooretama, Ibitirama, Vargem Alta, Governador Lindenberg, Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Jaguaré, Nova Venécia, Pinheiros, Ponto Belo, Atílio Vivácqua, Castelo, Dores do Rio Preto, Irupi, Marataízes, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Montanha, Alfredo Chaves, Divino de São Lourenço, Iconha, Muqui, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Marilândia, Mantenópolis, São Roque do Canaã, Águia Branca, Laranja da Terra, São Domingos do Norte, Vila Valério, Boa Esperança, Barra de São Francisco, São Mateus e Vila Pavão.

Dentre os equipamentos distribuídos estão: caminhões coletores (com capacidades de 15 m³, 10 m³ e 8 m³), caminhões-baú de carga seca para coleta seletiva, prensas enfardadeiras e trituradores de poda.

O Programa ES Sem Lixão visa à erradicação dos lixões do território capixaba, por meio de sistemas regionais de destinação adequada de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), considerando também a continuidade do funcionamento dos atuais sistemas que atendem alguns municípios de forma sustentável e que foram implantados pela iniciativa privada.

A criação dos Consórcios Públicos Regionais, com o objetivo solidário de construção e gestão destes sistemas regionais de destinação final adequada dos resíduos sólidos urbanos, representa o marco inicial de todo o processo. Serão três consórcios: CONDOESTE, CONORTE E CONSUL.

A meta do projeto é de que todos os municípios façam a destinação final dos resíduos Sólidos Urbanos (RSU) gerados em seus territórios para aterros sanitários regionais. Esses aterros deverão ter concepção moderna, sendo projetados com técnicas atualizadas e testadas para garantir a proteção ambiental e sanitária, com reduzidos custos operacionais proporcionados pelo ganho de escala e, consequentemente, com maior economicidade para o sistema.

Comunicação e Mkt Sedurb/ Idurb-ES
Priscila Contarini