21/09/2009 11h30 - Atualizado em 18/08/2015 11h01

‘ES Sem Lixão’ será apresentado em Recife no Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

O ‘Espírito Santo Sem lixão’ foi um dos trabalhos escolhidos para ser apresentado no 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), realizado esta semana, em Recife, Pernambuco. O Congresso, aberto neste domingo (20), prossegue até sexta-feira (25). O projeto capixaba será apresentado ao público nesta terça-feira (22).

Com o tema ‘Regionalização da Destinação Final de Resíduos Sólidos Urbano no Espírito Santo’, o projeto será mostrado pelo seu gerente e subsecretário de Programas Urbanos da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Carlos Roberto de Lima. Também participará do evento, a engenheira civil da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Florence Braga Silva.

Carlos Roberto irá apresentar o desenvolvimento dos estudos para se chegar ao modelo de regionalização atual, que priorizou elementos técnicos relevantes para alcançar sustentabilidade ambiental, econômica e operacional. Ele participará das Sessões de Trabalhos Técnicos Orais, cujo tema é “Resíduos Sólidos: reciclagem, coleta, tratamento, disposição final e aterros” e, dentro do subtema ‘Gerenciamento’.

O evento contará com apresentação de palestrantes nacionais e internacionais que abordarão temas sobre o meio ambiente, globalização, os efeitos das mudanças climáticas, o mercado de carbono, as linhas de pesquisa voltadas para a questão do saneamento ambiental, além de debates a respeito de recursos hídricos, despoluição de bacias hidrográficas e a gestão das águas no Brasil.

A programação prevê a participação dos ministros das Cidades e do Meio Ambiente, Márcio Fortes e Carlos Minc, respectivamente; da presidente do Fórum de Secretários Estaduais de Saneamento, Dilma Seli Pena Pereira; representantes do Banco Mundial, dentre outras autoridades nacionais e locais.

Painéis

O evento está dividido nos seguintes painéis: Desafios para Universalização dos Serviços de Saneamento, Mudanças Climáticas, Produção Sustentável de Energia, Modelo Sustentável de Desenvolvimento, O Saneamento Ambiental na Gestão de Recursos Hídricos no Brasil, Gestão de Combate às Perdas de Água e Energia, As Normas ISSO 24.500 como Instrumento de Apoio à gestão de Serviços de Saneamento, Gestão Integrada de Águas Urbanas, Planos de Segurança da Água, Disponibilidade e Mecanismos Financeiros para Garantia de Investimento no Setor, Modelos de Gestão com a Parceria Público-Privada, Portaria 518/MS – Padrão de Portabilidade, A pesquisa sobre Políticas Públicas e Gestão no Campo do Saneamento Ambiental, Novos Modelos de Contratação dos Serviços de Água e Esgoto, Papel das Agências Reguladoras no Brasil, Plano Nacional de Saneamento Básico, Sistema de Informação, Tecnologia de Operação e Comando à Distância e Expectativas sobre a Situação do Saneamento Ambiental em 2020.

A programação inclui ainda mesas redondas especiais e das Câmaras Técnicas, reuniões institucionais e de entidades parceiras, campeonato de operadores e as Sessões de Trabalhos Técnicos Orais.

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva