23/07/2008 06h56 - Atualizado em 18/08/2015 10h49

‘Espírito Santo sem Lixão’ é apresentado ao Conselho de Infra-Estrutura da Findes

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Paulo Ruy Valim Carnelli, e o subsecretário de Programas Urbanos, Carlos Roberto de Lima, participaram da reunião do Conselho de Infra-Estrutura (Coinfra) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), que aconteceu às 17 horas desta terça-feira (22), no auditório da Findes.

Convidados pelo presidente do Coinfra, Luiz Soresini, Paulo Ruy e Carlos Roberto apresentaram o projeto do Governo do Estado, ‘Espírito Santo sem Lixão’, desenvolvido pela Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O secretário de Saneamento abriu a apresentação mostrando o trabalho que tem sido desenvolvido pela Sedurb, desde sua criação em fevereiro de 2007.

Em seguida, Carlos Roberto mostrou todas as etapas da elaboração do ‘Espírito Santo sem Lixão’; sua viabilidade econômica, ambiental e social; e como serão destinados os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) nas quatro regiões onde funcionarão os aterros sanitários.

O ‘Espírito Santo sem Lixão’ está alinhado com as estratégias de desenvolvimento e com os projetos estruturantes do Espírito Santo 2025, do Governo do Estado, e tem como diretriz, até 2010, ter 100% da população capixaba atendida com a destinação adequada do lixo urbano produzido.

Os tópicos mostrados abrangeram as etapas que vão desde a elaboração do projeto até a demonstração de como o modelo irá funcionar a partir da sua implantação nas regiões do Estado; o diagnóstico da situação da gestão do lixo no Brasil e no Espírito Santo, além de exemplos de gestão ineficiente dos RSU em locais como Nova Iorque (EUA), China e Nápoles (Itália).

O presidente do Coinfra, Luiz Soresini, elogiou a iniciativa do Governo Estadual na criação de uma solução para destinação adequada do lixo. Após a apresentação que mostra o funcionamento dos aterros sanitários e de toda a explanação, todos os participantes da reunião aplaudiram a proposta e enalteceram o projeto.

Paulo Ruy Carnelli e Carlos Roberto responderam a vários questionamentos e explicaram, entre outras coisas, que a solução proposta aos municípios irá colocar o Estado em uma situação privilegiada em relação ao resto do País, acabando com os 102 lixões existentes e dando destinação adequada ao lixo urbano produzido no Espírito Santo.

Também participaram da reunião o vice-presidente do Coinfra, Nélio Rodrigues Borges; os membros da Comissão de Energia Floreal Fructidor Promethee Puig e José Jaques Coelho; Máximo Borgo Filho da Comissão de Portos; os membros da Comissão de Transportes, Roberto Mannato Valentim e o coordenador Antônio Luis Borjaille; o coordenador da Comissão de Saneamento, Elmo Dall’ Orto e os demais membros Antônio Chalhub, Fernando João Mendonça Guzzo e Roberto Antônio Bianchi (Cesan); além dos convidados Neviton Helmer Gasparini, Edson Sarcinelli Queiroz Júnior e João Gava (Sedurb).

Assessoria de Comunicação da Sedurb
Cynthia Silva